Notícias
05/10/2023
Cerca de 85% do tempo total de exportação é gasto na etapa referente à cadeia logística, revela Estudo de Tempos de Liberação de Cargas
 

O primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras foi realizado com base na metodologia internacional Time Release Study - TRS, da OMA, recomendada pelo no Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC), do qual o Brasil é signatário.

Entre os principais resultados encontrados, destaca-se aquele relativo ao tempo que uma carga permanece em cada etapa do processo de exportação, levando em consideração os intervenientes dessa cadeia. Cerca de 85% de todo o tempo para se exportar é consumido na etapa entre o desembaraço e o embarque, o que significa que a logística é o ponto crucial do processo quando se pensa em redução de tempos significativa.

A apresentação da carga para despacho, por sua vez, sob a responsabilidade do exportador, consume cerca de 12% do tempo total de exportação, enquanto a participação dos órgãos públicos nos tempos de exportação é a menor, com cerca de 3% do total.

Assim como o TRS importação, realizado em 2020, o TRS Exportação é um marco para a Administração Pública Brasileira, pois promove e sustenta diálogos voltados para o aprimoramento dos procedimentos aduaneiros de exportação de maneira sólida e objetiva.

Fonte: Receita Federal (RFB).

Voltar - Início