Notícias
27/09/2023
Mapa participa de encontro empresarial na embaixada brasileira em Lima para debater as oportunidades comerciais entre os países
 

Buscando fortalecer as relações comerciais entre Brasil e o Peru e as oportunidades da rota interoceânica, foi realizado nesta terça-feira (26) um encontro com mais de 200 empresários dos setores produtivos do agronegócio dos dois países na Embaixada do Brasil em Lima. O evento contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda.

O encontro, que antecedeu a abertura da Expoalimentaria, foi realizado pela Adidância Agrícola do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e teve como objetivo discutir as oportunidades e os desafios para o comércio de alimentos brasileiros no país andino.

Na oportunidade, foram debatidos temas sobre o fortalecimento da rota interoceânica, ampliação das relações comerciais entre os países, abertura de novos mercados para produtos brasileiros e importação de produtos peruanos, anúncio da primeira exportação de embriões de bovinos zebuinos para o Peru, entre outros.

Os empresários brasileiros que participaram da comitiva ao Peru são principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste e atuam em diversos segmentos alimentícios: palmito de pupunha; chás; cafés; sopas; refrescos, arroz; doces; fécula de mandioca; bebidas; farofas; sal; molhos; pescados; mel; açaí; castanhas; amido de milho; cereais, achocolatados; e feijão.

Também participaram do encontro empresarial o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha; a vice-governadora do Acre, Mailza Assis; o senador Sérgio Petecão (PSD-AC); deputados federais pelo Acre e Rondônia; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira; o embaixador do Brasil em Lima, Clemente de Lima Baena Soares; e a adidia agrícola do Brasil no Peru,  ngela Pimenta Peres.

Expoalimentaria 2023

De 27 a 29 de novembro, acontece em Lima - capital gastronômica da região Andina - a ExpoAlimentaria 2023, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O evento apresenta novidades de empresas peruanas e internacionais relacionadas aos empreendimentos e cooperativas da agricultura familiar e indústria alimentícia.

A feira contará com um Pavilhão Brasil, oportunidade em que 17 empresas rurais brasileiras terão seus produtos expostos para buscar identificar os hábitos de consumo no país vizinho e compradores internacionais. O evento reúne mais de 600 empresas de 18 países.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Voltar - Início