Notícias
20/09/2023
Brasil e Cuba debatem cooperação em tecnologias de microencapsulamento e produtos naturais
 

Representantes da delegação brasileira na XII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Cuba participam, nesta semana, em Havana, de encontro para debater oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia de microencapsulamento na indústria farmacêutica e o desenvolvimento de produtos naturais. Também no campo da saúde estão sendo estudados temas como atividade física comunitária e segurança alimentar e nutricional.

Pelo Ministério da Saúde, participam da pauta de cooperação entre os dois países representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics) e Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Aisa).

Além de representantes do Ministério da Saúde, estão presentes membros do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Controladoria-Geral da união (CGU) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As atividades são organizadas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, e ocorrem até o dia 22 setembro.

Agenda em Cuba

A missão multidisciplinar sucede a visita à Cuba realizada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na sexta (15) e no sábado (16). Na oportunidade, após a participação no fórum de países do sul global, chamado de G77+China, a ministra assinou um Protocolo de Cooperação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico Industrial da Saúde com o país caribenho.

O acordo prevê a troca de tecnologias e experiências em temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas, fomento de parcerias público-público e público-privado, além do desenvolvimento de produtos inovadores. Uma das propostas aponta para o auxílio mútuo na regulação sanitárias para aprovação e comercialização de medicamentos, dispositivos médicos, vacinas e outras tecnologias. Essas negociações envolvem a brasileira Anvisa e sua contraparte cubana, a Cecmed.

Fonte: Ministério da Saúde.

Voltar - Início