Notícias
18/09/2023
Mapa participa de workshop na República Dominicana sobre ação climática na agricultura
 

Integrantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram, na última semana, do 4° Workshop sobre o Trabalho Conjunto de Sharm El-Sheikh na perspectiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC), na República Dominicana. O evento teve como objetivos debater a implementação da ação climática na agricultura e na segurança alimentar, além de desenvolver capacidades entre os representantes do setor agrícola em negociações e fortalecer as relações de trabalho.

A atividade contou com uma série de palestras focadas em práticas sustentáveis. Entre os principais resultados obtidos no encontro, destacam-se o progresso de ações para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas na agricultura e na segurança alimentar; pontos de consenso para acesso a financiamento e a publicidade aos projetos e ações nos âmbitos nacionais; a capacitação em negociações e fortalecimento da rede de trabalho das Américas e Caribe, e atualizações sobre a programação prevista para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28).

A participação do Mapa ocorreu em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA Brasil) e foi representada pelo diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros/SDI/Mapa), Bruno Brasil. Segundo ele, foi uma oportunidade para alinhar temas importantes e promover a imagem do agro brasileiro. “Além das decisões sobre a agricultura, o programa planejado para a COP 28 leva em conta uma série de questões-chave que são relevantes para o desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares e a garantia futura de segurança alimentar. Debatemos pontos essenciais a serem considerados para a agro e como as vulnerabilidades do setor às mudanças do clima podem ser representadas”, explicou.

Entenda o assunto

Nos planos nacionais e acordos internacionais, os países das Américas e do Caribe reconhecem a vulnerabilidade do setor agrícola às alterações climáticas e as implicações das mesmas para as comunidades, os produtores e a segurança alimentar da região. Ao mesmo tempo, o setor agrícola tem muito a contribuir na transição para práticas resilientes aos impactos das alterações climáticas e baixas emissões carbono. Os países têm um papel importante na facilitação das condições favoráveis para alcançar esta transição, por meio de sistemas e finanças, intercâmbio, fortalecimento do conhecimento e transferências de tecnologias e inovação. A ideia é desenvolver caminhos apropriados para a grande diversidade de sistemas agrícolas que sustentam a segurança alimentar no mundo.

Na 27ª Conferência das Partes (COP 27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro de 2022, em Sheikh, no Egito, os países adotaram a Força de Trabalho Conjunta de Sharm-El-Sheikh - um esforço de quatro anos para avançar na implementação da ações climáticas nas questões de agricultura e segurança alimentar. As atividades incluem a organização de workshops e a elaboração de relatório com recomendações para melhorar a coordenação e a eficácia da Convenção. As discussões e alinhamentos seguirão na COP 28, que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

Voltar - Início