Notícias
31/08/2023
Brasil e Japão discutem ampliação de comércio e investimentos bilaterais
 

A ampliação dos laços econômicos entre Brasil e Japão esteve no centro as conversas entre o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e o governador da Província japonesa de Aichi, Ohmura Hideaki, na terça-feira (29/8). Participaram do encontro o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, o secretário Uallace Moreira, do MDIC, e o diretor do Departamento de Japão e Coreia do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Elias.

A região da província de Aichi destaca-se pelos setores automotivo, inovação tecnológica, diversidade industrial e pela forte presença nas relações comerciais globais. Existem mais de 50 empresas da província operando no Brasil, entre elas a Toyota.

Elias Rosa falou sobre o projeto brasileiro de neoindustrialização com sustentabilidade, previsibilidade e segurança jurídica para investidores. Segundo o secretário, há espaço para crescimento da relação bilateral com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo em infraestrutura. Também destacou a aprovação da nova regra fiscal, a simplificação do recolhimento de impostos e a desoneração de exportações e investimentos.

Trocas bilaterais

O Japão também é um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, ocupando a 9ª posição, com um estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) equivalente a US$ 21,4 bilhões, ou 3% do total recebido pelo Brasil até 2021, segundo o Banco Central.

Além disso, o Brasil é o maior parceiro comercial da Japão na América Latina. A pauta brasileira de exportações para o Japão é composta, em quase 50%, por produtos da indústria de transformação. Os dois países têm longa parceria na área automotiva.

A província de Aichi está localizada na parte central da ilha japonesa, na região de Tokai, na ilha de Honshu, e é uma das principais províncias industriais do Japão. A comunidade brasileira no Japão é a quinta maior no exterior, com cerca de 205 mil pessoas, sendo a província de Aichi a região com maior concentração de brasileiros.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Voltar - Início