Notícias
21/08/2023
MDIC vai defender desenvolvimento ambiental, social e econômico em reunião com ministros do comércio do G20
 

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, embarca nesta segunda-feira (21) para Jaipur, na Índia, onde representará o MDIC na 12ª Reunião de Ministros de Comércio do G20. O encontro, que acontece nos dias 24 e 25, vai debater temas como comércio multilateral e inclusivo; reformas na Organização Mundial do Comércio (OMC); integração das micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional; e a substituição do papel pelo digital nas operações de comércio exterior.

Além de participação nos debates, já estão marcadas reuniões bilaterais, dentre elas com Alemanha, Arábia Saudita, União Europeia, Suíça, Singapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Austrália. Também haverá conversas com o embaixador brasileiro em Nova Delhi e com representantes do setor privado indiano.

Durante o encontro, o secretário-executivo do MDIC deve explanar as posições brasileiras nas três sessões de debates. Como o Brasil exercerá a presidência do G20 em 2024, ele também falará na mesa de abertura.

Entre outros assuntos, Elias Rosa vai destacar o retorno do Brasil à agenda internacional; o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, ambiental e econômica; o risco, dado pelo contexto geopolítico, do estabelecimento de práticas protecionistas por parte de alguns países; e a necessidade de fortalecer e reformar a OMC, discutindo, entre outros pontos, a relação entre comércio e sustentabilidade.

Ele também fará uma explanação sobre os avanços do Brasil na digitalização dos processos de trocas comerciais, com destaque para o Portal Único de Comércio Exterior e para as certificações de origem, entre outras ações.

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, também participará do Encontro.

Fazem parte do G20, por ordem alfabética: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. A presidência atual é da Índia.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Voltar - Início