Notícias
10/05/2011
Vice-presidente de Gana visita MDIC
 
Durante visita do vice-presidente de Gana, John Dramani Mahama, e uma delegação de representantes do governo deste país, nesta segunda-feira (9/5), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou a criação de um grupo de trabalho entre os dois países para tratar de investimentos brasileiros na economia ganense. Ele também informou que serão retomados os trabalhos da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral entre Brasil e Gana, já que a última reunião ocorreu no ano de 2004.

Atualmente, Gana vive uma fase de rápido crescimento econômico com a descoberta e a prospecção de reservas petrolíferas. Desde 1984, o país experimenta um crescimento médio de 5,1% no Produto Interno Bruto. As estimativas projetam uma produção entre 90 mil e 120 mil barris de petróleo por dia entre 2011 e 2012. A estratégia do governo africano é utilizar as receitas com o petróleo para financiar projetos de infraestrutura, sendo um dos principais deles a construção de um corredor de logística de mercadorias e transportes na parte Leste com o objetivo de integrar as regiões Norte e Sul do país, além de servir como rota de comércio para os demais países da região.

No encontro, o vice-presidente ganense falou sobre o papel das parceiras econômicas com o Brasil para o recente desenvolvimento do país, em que há participação de diversas empresas brasileiras em obras de construção civil e transporte. Ele mencionou também a instalação de um escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a contribuição para a produção agrícola em Gana e, ainda, a aquisição de aeronaves da Embraer para uso militar e civil no país.

Pimentel destacou Gana com um dos principais parceiros econômicos do Brasil no continente africano. “Gana é um parceiro estratégico nas nossas relações com a África. Como uma das principais democracias africanas, o país tem uma função importante para a estabilidade do continente e o Brasil está sempre disposto a cooperar com Gana”, disse.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início