Notícias
09/05/2011
Empresários brasileiros e venezuelanos discutem formas de aumentar intercâmbio comercial
 
Empresários brasileiros e venezuelanos reuniram-se nesta sexta-feira (6/5), em Brasília, para discutir formas de aumentar a corrente de comércio entre os dois países. Cerca de cem representantes do agronegócio, construção civil, produtos de higiene pessoal, autopeças, alimentos e bebidas buscaram identificar mercadorias e serviços de interesse de cada país para aumentar que as possibilidades de negócios entre Brasil e Venezuela. O 1° Encontro Econômico, Produtivo e Comercial, realizado na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), precede a visita do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, ao Brasil, prevista para o início da próxima semana.

Na abertura do encontro, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, destacou a importância das trocas comerciais coma Venezuela: “Essa é uma relação comercial estratégica para o Brasil, já que os negócios entre os dois países estão aumentando consideravelmente nos últimos anos”. Em 2010, a corrente de comércio entre o Brasil e a Venezuela somou US$ 4,6 bilhões, um crescimento de 11% em relação a 2009. O saldo comercial é superavitário para o Brasil em US$ 3 bilhões.

A Venezuela ocupa o 16° lugar em volume de comércio entre os países de destino das exportações brasileiras. Os principais produtos comprados do Brasil pelos venezuelanos são bovinos vivos, carne de gado e de frango, e partes e peças de veículos. Já o Brasil ocupa a 31ª colocação entre os destinos das exportações venezuelanas. Os principais produtos importados pelo Brasil da Venezuela são naftas, coque de petróleo e alumínio em bruto.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início