Notícias
06/05/2011
Brasil e Venezuela realizam segunda reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio
 
Representantes dos governos de Brasil e Venezuela se encontram nesta sexta-feira (6/5), em Brasília, para discutir comércio bilateral. O encontro é o segundo da comissão de monitoramento de comércio entre os dois países, instalada em 4 de agosto do ano passado.

Na pauta do encontro estão previstas discussões sobre cooperação para o desenvolvimento da indústria venezuelana, exigências sanitárias para exportações de carnes à Venezuela, experiências e estudos sobre harmonização estatística e programas de apoio ao exportador brasileiro, entre outros temas. O grupo se reúne no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a partir das 15h.

Exportação e importação

Nos três primeiros meses de 2011, o Brasil exportou US$ 822 milhões para a Venezuela, crescimento de 5,80% em relação aos mesmos meses do ano passado. Os principais produtos vendidos foram carnes desossadas congeladas de bovinos, bovinos vivos, carnes de galos e galinhas, açúcar de cana e preparações para elaboração de bebidas.
Nas importações, os principais itens comprados da Venezuela pelo Brasil foram coque de petróleo não calcinado, naftas para petroquímica, alumínio em foram bruta, energia elétrica e metanol (álcool metílico). De janeiro a março deste ano, o total importado do país foi US$ 274 milhões, acréscimo de 15,7% na comparação com o mesmo período de 2010.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início