Notícias
06/05/2011
Governo busca investimentos chineses para a cadeia produtiva do lítio
 
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) recebe, nesta sexta-feira (6/5), empresários e representantes de entidades de comércio e investimento da China e do Brasil em um seminário sobre a cadeia produtiva do lítio. O objetivo do encontro é a atração para o país de potenciais parceiros e investidores para a extração, beneficiamento e transformação do mineral, utilizado na produção de baterias de celulares e de veículos elétricos, dentre outros produtos.

O evento está sendo realizado pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia, e é resultado de um acordo de cooperação entre os dois órgãos. A secretária da SDP, Heloísa Menezes, e o diretor do DNPM, João César Pinheiro, participam da abertura do seminário, às 14h, no auditório do MDIC.

Participarão do encontro representantes dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Embaixada e do Banco de Desenvolvimento da China e de empresas chinesas.
Outros órgãos que confirmaram presença foram a a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Banco do Nordeste.

Mercado brasileiro

Segundo dados do DNPM, no Brasil, Minas Gerais – municípios de Araçuaí e Itinga - e Ceará – Solenópole e Quixeramobim - detém reservas do mineral. O consumo interno de compostos de lítio está distribuído entre a indústria química (fabricação de graxas e lubrificantes), metalurgia (fabricação de alumínio primário), indústria cerâmica e fabricação de baterias e indústria nuclear (fabricação de reatores).

Informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail renai@mdic.gov.br.
Saiba mais sobre a Renai no site www.mdic.gov.br/renai.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início