Notícias
05/05/2011
Exportadoras de vinhos e produtos orgânicos apoiadas pela Apex-Brasil e entidades parceiras participam da SIAL Canadá
 
Oito empresas do projeto Ethnic Brazil/Brazilian Flavors participa de rodada de negócios com compradores canadenses, que será realizada na véspera da feira

Empresas apoiadas pela Apex-Brasil participam, nos dias 11 a 13 de maio, do Salão Internacional de Alimentação e Bebidas - SIAL Canadá, em Toronto. São empresas integrantes dos projetos Wines of Brasil, parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e Organics Brasil, parceria com o Instituto de Promoção de Desenvolvimento (IPD).

As vinícolas Aurora, Miolo e Salton, do Wines of Brazil, estarão no estande brasileiro, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE/DPR), por meio do Setor de Promoção Comercial (SECOM) do Consulado Geral do Brasil em Toronto. O suco de uva integral brasileiro também estará na mostra, levado pelas empresas Aurora e Irmãos Molon.
O Projeto Organics Brasil participará da feira pelo segundo ano consecutivo, tendo como expositoras as três empresas que estiveram no SIAL no ano passado. A destilaria Porto Morretes busca consolidar a distribuição de cachaça orgânica nas províncias canadenses de Quebec, British Columbia e Montreal. A MN Própolis, exportadora de mel, própolis e frutas liofilizadas, quer abrir novos mercados para seus produtos liofilizados, como o extrato de própolis - único no mundo até o momento, segundo a empresa, pois sempre foi comercializado na forma líquida. Já a Belaiaçá trabalha com um distribuidor local de açaí que utiliza marca própria e pretende reforçar as vendas para o país.

Rodada de Negócios

Um grupo de oito empresas do projeto Ethnic Brazil/Brazilian Flavors participa de uma rodada de negócios com compradores canadenses, que será realizada na véspera da feira. O Ethnic Brazil/Brazilian Flavors é o projeto de promoção de exportações de produtos alimentícios e bebidas desenvolvido pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) em parceria com a Apex-Brasil. Em julho de 2010, o projeto levou 11 empresas ao Canadá para um encontro de negócios com compradores locais e, em novembro, 18 empresários participaram da Rodada de Negócios Brazilian Processed Food Mission, em Miami.

Missão Empresarial

Em setembro do ano passado, a Apex-Brasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizaram a Missão Empresarial ao Canadá, que promoveu 210 encontros entre empresários brasileiros e canadenses, gerando uma expectativa de negócios imediatos e futuros da ordem de US$ 22,5 milhões. A missão teve a participação de 28 empresas brasileiras dos setores de casa e construção, alimentos e bebidas, saúde, moda e tecnologia da informação.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil – imprensa@apexbrasil.com.br – 61 3426-0202

Saiba Mais:

Salão Internacional de Alimentação e Bebidas – SIAL
O Salão Internacional de Alimentação e Bebidas - SIAL realizar-se-á no período de 11 a 13 de maio de 2011, no Metro Convention Center de Toronto, em Toronto, Canadá.
O SIAL é o mais prestigiado evento do setor de alimentação do Canadá e é considerado uma importante porta de entrada para o mercado de alimentos do NAFTA (Canadá, Estados Unidos e México), com 405 milhões de consumidores, US$ 920 bilhões de vendas no setor de alimentos e bebidas, US$ 76 bilhões de exportações de agro-alimentícos e US$ 68 bilhões de importação. O evento é direcionado exclusivamente para profissionais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas de alimentos, além de restaurantes, hotéis e supermercados. O SIAL/Canadá faz parte do grupo internacional SIAL, cujas feiras se realizam em Paris, Xangai, Abu-Dhabi e Buenos Aires. Informações mais detalhadas estão disponíveis no website: www.sialcanada.com

O Brasil participou do SIAL 2010 e estará novamente presente com o Brazil Pavilion na edição de 2011. O Ministério das Relações Exteriores (MRE/DPR), por intermédio do Setor de Promoção Comercial (SECOM) do Consulado Geral do Brasil em Toronto tem organizado, desde 2008, a participação de empresas brasileiras no SIAL.
A edição do SIAL de 2010 contou com a participação de 520 empresas, sendo 55% empresas canadenses e 45% internacionais, representando mais de 30 países divididos em 12 pavilhões. Mais de 13 mil visitantes, oriundos de 52 países, visitaram a feira de alimentação no Canadá.

Em 2010, o Brazil Pavilion ocupou um espaço de 75 metros quadrados em formato de ilha e contou com 18 estandes, com representação de três associações brasileiras que desenvolvem projetos de promoção de exportações em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) trouxe empresas do Wines of Brazil, o Instituto de Promoção de Desenvolvimento (IPD) organizou a participação do Organics Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) representou o setor de café. Participaram 34 empresas brasileiras. Os produtos apresentados foram vinhos finos, cerveja, café, chocolates, produtos orgânicos diversos, produtos de confeitaria, biscoitos, mel, frutas secas e geléias, doces enlatados, molhos, bolos, suco de frutas e, pela primeira vez, frango. A participação brasileira primou pela qualidade e diversidade dos produtos, assim como pela representatividade das regiões brasileiras.

Ainda em 2010 a organização do SIAL introduziu a plataforma de culinária para apresentação de chefs internacionais, Le Cuisine. O Brasil foi representado pelo chef Rodrigo Sanchez, diplomado pela Escola “Les Roches Hospitality” da Suiça e especializado pela “CREA Institute” de Paris. A participação do chef brasileiro em muito contribuiu para ilustrar a presença brasileira no SIAL, destacando a culinária brasileira. As demonstrações do chef Sanchez foram acompanhadas de caipirinha e show de música brasileira, com grande sucesso junto ao público e aos organizadores do evento.

O SECOM/Toronto já reservou espaço para participação de outro chef brasileiro na “Cuisine by SIAL” em 2011. Trata-se de um evento especial para apresentação de profissionais que compartilham suas experiências para o público presente. Em um ambiente simpatico e animado, os organizadores do SIAL disponibilizam a estrutura de uma cozinha complete para que os profissionais façam as respectivas demostrações, ao mesmo tempo em que informaram a respeito dos valores nutricionais, do prazer, de inovação, da cultura e história culinárias em apresentação.

O Brasil vai participar do primeiro dia do evento (11 de maio), quando o tema será as tendências atuais dos restaurantes em termos de produtos usados, tecnologias e inovações.
O Brazil Pavilion no SIAL 2011 terá 75m2 de área, espaço para abrigar 20 empresas expositoras. O SECOM/Toronto será novamente responsável pela organização e representação.

Fonte: SECOM/Toronto (MRE)
Voltar - Início