Notícias
04/05/2011
Produtores dinamarqueses conhecem modelo de exportação de granéis do Porto de Paranaguá
 
Um grupo de produtores de suínos da Dinamarca visitou o Porto de Paranaguá para conhecer a estrutura do corredor de exportação do terminal. O grupo, formado por seis produtores que representam mais de 200 criadores de suínos, está interessado na importação do farelo de soja do Brasil, para alimentação animal.

O consumo mensal de farelo de soja destes criadores, chega a 15 mil toneladas. Os dinamarqueses estudam a possibilidade de adquirir esse produto por Paranaguá através da Coamo Agroindustrial Cooperativa. A visita serviu para que o grupo conhecesse todo o sistema de processamento de limpeza no Porto, para atestar a qualidade do produto que será utilizado para alimentar os animais.

“Fiquei impressionado com o tamanho do porto, a grandiosidade das operações, o sistema implantado e o volume exportado. Somos um grupo de criadores de suínos que quer negociar diretamente com o produtor de soja, através da Coamo”, disse Cristhian Frandsen , um dos criadores de suínos que visitou o Porto de Paranaguá.

Para o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, a administração dos portos paranaenses tem trabalhado para atender as demandas de possíveis importadores e exportadores, com o objetivo de atrair novos clientes. “Quando recebemos grupos como estes, que querem usar nossa estrutura para importar ou exportar produtos, é nossa obrigação facilitar ao máximo o acesso ao Porto, para incentivar os negócios. Criar mais um canal direto com produtores europeus só nos traz vantagens porque nos abre mais portas”, disse Fregonese.

O modelo paranaense do Corredor de Exportação dá condições aos produtores exportarem volumes menores de grãos. A ausência de intermediários permite uma negociação direta com o agricultor, algo que agrada os produtores da Dinamarca. O sistema de pool, único no Brasil, permite que a carga seja embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos para granéis e que um mesmo navio receba carga de diferentes produtores, inclusive dos pequenos.

Oito empresas, incluindo o silo público, têm seus armazéns ligados ao Porto de Paranaguá através de seis correias e esteiras rolantes que vão até a faixa portuária e desembocam em seis carregadores de navios (shiploaders). Até o final do mês de abril, o Porto de Paranaguá exportou 1,2 milhão de toneladas de farelo de soja. A comitiva de produtores dinamarqueses seguiu para Campo Mourão para visitar as instalações da Coamo.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início