Notícias
03/05/2011
Feira Internacional em Caxias do Sul reúne artesãos do Brasil e do exterior
 
Até o dia 8 de maio, acontece em Caxias do Sul (SC), no Centro de Eventos Festa da Uva, a Feira Internacional de Cultura e Artesanato “Mãos da Terra”. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), artesãos de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participam do evento. Com essa iniciativa, aproximadamente 1.500 pessoas são beneficiados direta e indiretamente.

Segundo os organizadores, a Feira Mãos da Terra, que se iniciou nesta sexta-feira (29/4), permite o intercâmbio e a troca de experiências entre os artesãos locais, de demais regiões do Brasil e de outros países. O encontro reúne 250 expositores de 28 países e 15 estados brasileiros. No primeiro fim de semana, o público estimado foi de 18 mil visitantes.



Programa do Artesanato Brasileiro



O PAB atua em parceria com entidades privadas em todo o território nacional com políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é gerar trabalho e renda e melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico do artesão brasileiro.

O programa busca ainda melhorar o aproveitamento das vocações regionais para preservar as culturas locais, aumentando o empreendedorismo desta cadeia produtiva por meio da profissionalização para o mercado.



Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC




Presidente da Alemanha viaja ao Brasil em busca de negócios

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff, ao Brasil, a partir de quarta-feira (4), servirá para estreitar os laços comerciais entre os dois países. “Esta é uma relação de maturidade. Eles estão interessados em negócios”, afirmou o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vieira Vargas.

As obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 interessam aos alemães. “A ideia é trazer experiência alemã, por exemplo, na organização de grandes eventos. A Alemanha também teve sequência de Copa do Mundo e Olimpíadas, nos anos de 1972 e 1974”.

Para Vargas, a aproximação será benéfica para ambos os países. “A Alemanha quer aprofundar ainda mais a relação comercial, tendo como âncora estratégica à inovação. O ingresso no mercado brasileiro passa por transferência de tecnologia e possibilidade de uso de componentes de fabricação no mercado local”.

Existem 1,2 mil empresas alemãs no Brasil, a maior parte delas em São Paulo. A quantidade faz do estado o maior polo industrial alemão fora do país.

O embaixador enfatizou o interesse alemão em administrar os aeroportos brasileiros. “Ficou claro o interesse da empresa que administra o Aeroporto de Frankfurt em investir no Brasil, claro que quando a legislação autorizar”.

Edição: Rivadavia Severo



Fonte: Agência Brasil





ANTAQ recebe sugestões para proposta de norma sobre movimentação de contêineres até 23 de maio



Os interessados em contribuir para o aprimoramento da proposta de norma que estabelece os parâmetros regulatórios na prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes, em instalações de uso público, nos portos organizados, poderão fazê-lo até às 18h do dia 23 de maio.
As contribuições deverão ser dirigidas à ANTAQ, através do formulário eletrônico que está disponível no site da Agência (www.antaq.gov.br), no link Audiência Pública 01/2011.
A audiência pública para aprimoramento do projeto foi iniciada em 21 de fevereiro, devendo terminar em 23 de março. Contudo, inicialmente, o período foi prorrogado por mais 15 dias e, depois, por mais 45 dias.
Até 18 de abril, a ANTAQ já havia recebido seis sugestões ao projeto de ato normativo, enviadas por empresas, associações do setor e interessados individuais.
A íntegra da proposta de norma, bem como as sugestões recebidas podem ser visualizadas no link Audiência Pública 01/2001, disponível no site da Agência.

Terminal Handling Charge (THC)

Um dos pontos importantes da proposta de norma é o que trata do Terminal Handling Charge (THC), que é o “preço cobrado pelo serviço de movimentação de cargas entre o portão do terminal portuário e o costado da embarcação, incluída a guarda transitória das cargas até o momento do embarque, no caso da exportação, ou entre o costado da embarcação e sua colocação na pilha do terminal portuário, no caso da importação.”
De acordo com a proposta de norma, a empresa de navegação é quem cobrará do exportador ou importador o THC, a título de ressarcimento das despesas com a movimentação das cargas pagas ao operador portuário.



Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ


Voltar - Início