Notícias
02/05/2011
ANTAQ disponibiliza palestras do I Seminário Portos do Brasil e do Maranhão na internet
 
O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, falou sobre o tema O Cenário atual e perspectivas do setor aquaviário brasileiro, durante o I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, que aconteceu ontem, no auditório na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em São Luís.

O encontro reuniu especialistas e empresários ligados à logística portuária, em torno de um amplo debate sobre o sistema portuário nacional, com destaque para o Maranhão.
O seminário contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e o diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Luiz Carlos Fossati.

Em sua palestra, o diretor-geral da ANTAQ atribuiu o crescimento de 7,5% na movimentação do Porto de Itaqui, no Maranhão, no ano passado, à movimentação de ferro gusa, fertilizantes, soja e, principalmente, combustíveis e óleos minerais. “No ano passado, o Porto do Itaqui movimentou 12,5 milhões de toneladas, contra 11,6 milhões de toneladas em 2009”, destacou.

Em relação aos terminais de uso privativo maranhenses, Fialho informou que o destaque foi Ponta da Madeira. “No ano passado, o TUP movimentou mais de 96 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 9,5% em relação a 2009”, disse.

O terminal de Ponta da Madeira vem crescendo desde 2006, quando o terminal movimentou cerca de 76 milhões de toneladas. “Esse crescimento é decorrente do aumento da demanda por minério de ferro, principal produto do terminal. Além disso, Japão e Alemanha estão comprando muito minério de ferro”, lembrou o diretor-geral da ANTAQ.
Fialho destacou ainda o crescimento da corrente de comércio do país, que subiu de US$ 100 bilhões para US$ 400 bilhões nos últimos anos: “A tendência é crescer muito mais. Portanto, precisamos ampliar nossa infraestrutura portuária e nossa capacidade de transportes”.

Palestras

As oito palestras do evento foram apresentadas pelas seguintes pessoas, pela ordem: Leônidas Cristino (ministro dos Portos), Fernando Fialho (diretor-geral da ANTAQ), Marcello Magistrini Spinelli (diretor de Logística de Carga Geral da Vale e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica), Wilen Manteli (presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários - ABTP), Luiz Carlos Fossati (diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP), Luiz Antonio Fayet (consultor de Logística da Confederação Nacional da Agricultura), Frederico Bussinger (consultor logísitico portuário), e Edilson Baldez das Neves (presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão).

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início