Notícias
02/05/2011
Pimentel fala sobre os desafios do Brasil no encerramento do Fórum Econômico Mundial sobre América Latina
 
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, participou na tarde desta sexta-feira (29/4), no Rio de Janeiro, do painel “Novos passos para o Brasil” (Brazil"s New Path). O debate girou em torno dos desafios e das prioridades do país para essa nova década, sob os aspectos econômico, social, político e ambiental. Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Rio de janeiro, Sérgio Cabral, também fizeram parte do painel, que foi mediado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch.

Frente às transformações econômicas, políticas e sociais vividas atualmente pelo Brasil, os participantes responderam a perguntas sobre segurança e erradicação do crime no país; garantia da infraestrutura necessária (energia e logística) para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016; controle da inflação e redução das taxas de juros; valorização do real frente ao dólar; crescimento com sustentabilidade ambiental; e criação de emprego e renda.

Na ocasião, representando a presidenta Dilma Rousseff, Fernando Pimentel disse que o governo vai combater a inflação, mas sem abrir mão do crescimento. O ministro também falou sobre o avanço alcançado com as políticas que aliam desenvolvimento econômico e social, estabilidade e crescimento, valorizando as funções reguladoras e indutoras do Estado. “Hoje, o país sabe o caminho que quer percorrer. Os que apostarem em uma década de prosperidade e paz para o Brasil e a América Latina vão acertar”, afirmou.

Pimentel ainda ressaltou que as descobertas do Pré-Sal apontam para a transformação do Brasil em uma grande potência petrolífera, com impacto direto na abertura de um novo ciclo de industrialização, especialmente nos setores naval, de máquinas e equipamentos e petroquímico. “Além disso, o Pré-Sal vai contribuir para a formação de um fundo que ampliará o financiamento das políticas sociais, educacionais, científico-tecnológicas e culturais”.

O tema central desta edição do Fórum Econômico foi "Estabelecendo o Alicerce para uma Década Latino-Americana". O evento, que começou na quarta-feira (27/04), é um dos encontros regionais organizados anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, além da reunião anual que ocorre em Davos, na Suíça. No Brasil, os encontros regionais já foram realizados outras três vezes - no Rio, em 2002 e 2009, e em São Paulo, em 2005.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início