Notícias
29/04/2011
Autoridades do MDIC visitam Inmetro
 
O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, se reuniu nesta quinta-feira, 28 de abril, com autoridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e diretores do Instituto. O secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emílio Garofalo Filho,a secretária de Comércio Exterior (Secex), Tatiana Lacerda Prazeres, e o diretor do Departamento de Normas e Competitividade (Denoc), Gustavo Ferreira Ribeiro, visitaram, pela primeira vez, o Campus do Inmetro em Xerém.

Na pauta do encontro, uma breve apresentação da atuação do Inmetro em todo o território nacional, bem como suas atividades na área de inovação tecnológica e o desenvolvimento de Materiais de Referência certificados, por exemplo.Na apresentação, o presidente do Inmetro enfatizou a condução do Brasil no Guia de Boas Práticas de Regulamentação, os acordos firmados durante a recente viagem à China e o estabelecimento de regulamentos uniformes com órgãos congêneres internacionais, o que facilita a relação comercial.

"O Inmetro é uma casa com cerca de 200 PhDs, e, além disso, temos quatro membros da Academia Brasileira de Ciências. Esse conhecimento agrega confiança em questões técnicas, com laboratórios brasileiros acreditados e com reconhecimento internacional. No Brasil, é possível fazer um ensaio com aceitação nos Estados Unidos e na Comunidade Europeia, a partir do estabelecimento de uma rede laboratorial reconhecida mutuamente, com ensaios realizados a partir da mesma norma técnica. Esse processo é fundamental para a certificação de produtos e sua aceitação no mercado internacional", afirmou Jornada.

O presidente ressaltou, ainda, o pioneirismo do Brasil no lançamento dos primeiros padrões de etanol e biodiesel, em parceria com o National Institute of Standards and Technology (Nist), dos Estados Unidos. A comitiva do MDIC abordou com o Inmetro, também, temas como o processo de acreditação de organismos, a fiscalização de produtos importados e o volume de anuências de licenças de importações. Logo depois, seguiram para visita aos laboratórios do campus.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início