Notícias
14/04/2023
MDIC e Ministério do Comércio da China ampliam cooperação bilateral
 

Nesta sexta-feira (14.04.2023), em Pequim (China), o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Márcio Elias Rosa, e a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, reuniram-se com vice-ministro do Comércio da China, Wang Shouwen.
 
No encontro, os representantes dos dois países reafirmaram a importância de ampliar a cooperação bilateral, já que têm interesses e necessidades comuns em áreas das mais diversas, como acesso a mercados, oportunidades para produtos de maior valor agregado do Brasil na China, investimentos industriais e em infraestrutura e também na área de tecnologia - incluindo semicondutores, além de sustentabilidade e energia limpa.
 
De acordo com Marcio Elias Rosa, a reunião incluiu, ainda, assuntos relacionados à Comissão de Alto Nível Brasil-China, presidida, no lado brasileiro, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. "Os entendimentos de hoje marcam uma nova fase do relacionamento do MDIC tanto como o Ministério do Comércio quanto com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China," reforçou.
 
Além disso, segundo o secretário-executivo, tratou-se do fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do G20, que em 2024 será presidido pelo Brasil. A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009.
 
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Voltar - Início