Notícias
27/04/2011
Porto de Paranaguá recebe equipamentos para a Repar
 
Atracou nesta terça feira (26), no Porto de Paranaguá, o navio BBC Germany que trouxe da Índia dois reatores que serão utilizados na Unidade de Hidrotratamento de Diesel da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. As peças se destacam pela sua grande proporção. O peso das duas juntas chega a 570 toneladas, medindo 4,4 metros de diâmetro por 13,5 metros de altura.

Eles ficarão no pátio do armazém 14 aguardando a liberação alfandegária para então serem transportadas até a refinaria. Os dois reatores, fazem parte de um lote de 5, que foram adquiridos pela unidade. O primeiro lote, também com dois reatores, chegou em janeiro. O último deve chegar a Paranaguá na primeira quinzena de maio, finalizando a importação de equipamentos de grande porte.
As peças, que foram descarregadas sem complicações, já que o navio possui equipamentos específicos para esse tipo de carga, ficaram sobre suportes de sustentação, conhecidos como “pata de elefante”.

O transporte das peças até a refinaria terá acompanhamento especial, no entanto, a data em que ele vai acontecer ainda não foi definida. A subida pela BR 277 deve demorar em torno de 15 dias. O deslocamento acontece em duas etapas, um reator transportado por vez.

De acordo com a Petrobrás, estes equipamentos vão colaborar para que o diesel produzido tenha melhor qualidade, diminuindo a quantidade de enxofre no combustível, proporcionando mais qualidade do ar. A unidade passa por um processo de modernização.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início