Notícias
07/03/2023
Serpro cada dia mais atuante no ecossistema de exportação e importação do país
 

A participação do Serpro na Intermodal South America, um dos maiores eventos do mundo voltado para o setor de transporte de carga, logística, intralogística, armazenagem e comércio exterior, reforçou mais ainda o interesse deste segmento nas diversas soluções oferecidas pela empresa.

O gerente de soluções digitais para Infraestrutura, Everson Santos, conversou com os representantes de portos públicos. Após abordar os expositores em seus próprios stands, todos demonstraram interesse em realizar novas agendas para conhecer mais serviços do Serpro, com especial foco nas consultas para dados do segmento portuário e serviços de infraestrutura.

Representantes de empresas internacionais conheceram as soluções estruturantes que o Serpro disponibiliza, as plataformas Siscomex, Portal Único e Porto sem Papel, nas quais os entes devem inserir as informações. Destaque também para suas evoluções, como o módulo DU-E (Declaração Única de Exportação), implantado em 2017 no Portal Siscomex, que tornou-se o sistema oficial para o processamento das exportações brasileiras, em substituição ao antigo Registro de Exportação (RE) e à Declaração de Despacho de Exportação (DDE).

“Com a DU-E, ocorreu uma diminuição expressiva no preenchimento de dados, passando de 98 campos para 36”, explica o gestor de soluções de comércio exterior do Serpro, Israel Rodrigues. "Nesse processo, além de uma redução de 60% no preenchimento de dados, os exportadores passaram a desfrutar de benefícios como a eliminação de documentos; eliminação de etapas processuais; automatização da conferência de informações; guichê único entre exportadores e governo; fluxos processuais paralelos; redução de tempo no despacho aduaneiro, movimentação da carga, licenciamento e certificação; e uma redução de 40% do prazo médio para exportação", detalha.

Declarações de exportação

Para levar essas facilidades a muito mais pessoas, foi construída a API Consulta DU-E, serviço que permite a integração com os sistemas dos intervenientes privados e, com isso, automatizar consultas e checagens de informações sobre as Declarações de Exportação, diretamente das bases da Receita Federal do Brasil e da Secretaria de Comércio Exterior.

Israel Rodrigues explica que, ao usar a Consulta DU-E, empresas privadas que operam no comércio exterior têm acesso às informações básicas de identificação da operação de exportação, à situação atual da DU-E em relação aos controles aduaneiros, administrativos e controle de carga, locais de despacho e embarque, itens da DU-E e histórico.

Plataforma de Inteligência de Negócios

Sobre as expectativas do público do evento, o analista de negócios Michael Silva explana que, na Intermodal, o grande foco foi o Integra Comex e a Consulta DU-E justamente porque são soluções que atuam diretamente com o comércio exterior. As soluções dão um acesso consolidado às informações de forma unificada, muito mais eficiente e, como toda entrega Serpro, facilmente integráveis às soluções e sistemas internos de cada empresa.

“Em paralelo, despertamos bastante interesse nas soluções trazidas pela plataforma de inteligência de negócios do Serpro, pois o conjunto de ferramentas permite um relacionamento de negócios muito mais confiável, tornando o processo do cliente muito mais seguro”, explica. Michael conta que os produtos da PIN facilitam, ainda, a tomada de decisão, pois baseada em dados confiáveis, seguros e íntegros, a empresa pode tocar suas relações comerciais de forma muito mais acessível, com muito mais eficiência.

O melhor de tudo isso é que os resultados independem da tecnologia que a empresa adote, pois, a plataforma de inteligência de negócios do Serpro, assim como outras soluções da empresa. São APIs, webservices, facilmente integráveis à realidade de cada empresa, independente também do seu tamanho.

Fonte: Serpro

Voltar - Início