Notícias
19/04/2011
Prazo de inscrição para Missão Empresarial ao México é prorrogado
 
As inscrições para a Missão Empresarial ao México, que será realizada entre os dias 13 a 15 de junho, na Cidade do México, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foram prorrogadas até o dia 29 de abril.

Até agora, mais de trinta empresas já se inscreveram para participar das ações. O objetivo da missão é ampliar o fluxo comercial e de investimentos, explorar as possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e mexicanos, e estreitar os laços comerciais entre os dois países.

Os interessados em participar da missão devem preencher a ficha de inscrição no idioma espanhol. As informações contidas na ficha serão mantidas em sigilo e utilizadas para avaliação e seleção das empresas. O processo seletivo irá levar em consideração os critérios de oferta condizente com os setores prioritários, de experiência com exportação e de confirmação de existência de demanda local pela empresa parceira na identificação de compradores no México.
Os custos com passagens, hospedagem e alimentação, as despesas com eventual envio de amostras e os pagamentos de taxas e impostos são de responsabilidade dos participantes.

A programação é voltada para empresas industriais, comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação brasileiros, que sejam qualificados e tenham potencial de exportar e de firmar parcerias estratégicas com empresas mexicanas. As empresas selecionadas terão oportunidade de se reunir com potenciais compradores mexicanos, qualificados e selecionados para as rodadas de negócios.

Os setores empresariais escolhidos como prioritários foram: máquinas e equipamentos (industriais, agrícolas, médico-cirúrgicos, para produção de etanol e gráficos); moda (calçados e componentes, cosméticos, e gemas e joias); equipamentos eletrônicos plásticos e produtos químicos metais (não ferrosos, ferramentas e talheres); serviços (softwares, franquias, livros, arte contemporânea); carnes (suína e frango); biscoitos, balas, confeitos e alimentos étnicos; casa e construção civil (vidros, materiais de limpeza e móveis); e tecnologia de material genético bovino.

Intercâmbio Comercial

No primeiro trimestre deste ano, o México foi o 13° mercado de destino das vendas brasileiras ao exterior (US$ 886,5 milhões), com aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2010. Nas importações, os brasileiros adquiriram US$ 1,073 bilhão, entre janeiro e março de 2011, no México, e o país é o 11° mercado de origem das aquisições brasileiras. Houve crescimento de 33,3% no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado. O Brasil, portanto, registra déficit de US$ 186,6 milhões no período nas relações comerciais com o México.

Os principais produtos vendidos para o mercado mexicano, no trimestre de 2011, foram automóveis de passageiros (US$ 89,9 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 69,5 milhões), motores para veículos automóveis (US$ 59,9 milhões), produtos semimanufaturados de ferro ou aços (US$ 44,4 milhões), partes de motores para veículos automóveis (US$ 43,3 milhões).

No mesmo período, as principais compras brasileiras no México foram de automóveis de passageiros (US$ 329 milhões), ácidos carboxílicos, anidros e halogenetos (US$ 103,2 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 35,9 milhões), prata em formas brutas (US$ 32,2 milhões) e materiais corantes, preparados e produtos luminoforos (US$ 30,2 milhões).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início