Notícias
19/04/2011
Universidade analisa comércio do Brasil com União Europeia
 
Com vagas limitadas, encontro recebe inscrições até o dia 27 de abril

O Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp (IEEI-Unesp) realiza nos dias 28 e 29 de abril, em São Paulo, o seminário “Comércio internacional e desenvolvimento sustentável: O comércio bilateral Brasil – União Europeia em foco”. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 27. As vagas são limitadas.

De acordo com o assessor do IEEI-Unesp Adalton César da Luz Oliveira, um dos organizadores do evento, o encontro apresentará e discutirá resultados de pesquisas empíricas aplicadas ao caso brasileiro sobre as relações entre comércio e meio ambiente, analisando indicadores de sustentabilidade ambiental do comércio entre Brasil e União Europeia de 1990 a 2008.

“O evento é voltado para pesquisadores da área de relações internacionais e profissionais do setor público e privado que atuam na área de comércio exterior”, conclui o economista Oliveira.

Segundo o assessor, o Brasil foi um dos primeiros países no mundo a dar sinais de saída da crise que se abateu sobre a economia mundial a partir de setembro de 2008. “A economia brasileira se insere atualmente de forma positiva na mundial e com menor grau de vulnerabilidade.”

O encontro mostrará evidências de reforço da pauta comercial brasileira, concentrada na exportação de produtos primários e semimanufaturados básicos e importação de produtos manufaturados de maior valor agregado.

Entre os temas abordados estão Comércio e Meio Ambiente na América Latina e as Avaliações de Sustentabilidade do Comércio Exterior Brasileiro. A organização é do IEEI-Unesp, da Fundação Memorial da América Latina e da Delegação da Comissão Europeia no Brasil.

O Instituto

O IEEI é um centro multidisciplinar de reflexão e análise sobre as questões econômicas e internacionais, concebido e fundado por Gilberto Dupas em 2002 e liderado por ele até sua morte, em fevereiro de 2009. Em três de abril de 2009, culminou o processo que o próprio Gilberto Dupas ajudou a coordenar, de incorporação do órgão pela Unesp, na condição de instituto especial vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa.

O centro tem por objetivo realizar estudos, análises e pesquisas multidisciplinares sobre as questões econômicas e internacionais, congregar especialistas de diversas áreas para promover e enriquecer o debate dessas questões, produzir e divulgar trabalhos e promover parcerias com entidades públicas e privadas nas diversas atividades pertinentes ao seu objeto de atuação.

“Comércio internacional e desenvolvimento sustentável: O comércio bilateral Brasil – União Europeia em foco”

Data e horário: 28 e 29 de abril, a partir das 9h30.

Local: Auditório do Anexo dos Congressistas no Memorial da América Latina

Contato: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3823-4780.

Inscrições: ieei@reitoria.unesp.br

Fonte: Universidade Estadual Paulista (Fabiana Manfrim)
Voltar - Início