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15/04/2011 | |
Empresários chineses confirmam nova rodada de negócios no Brasil | |
Uma missão empresarial chinesa, liderada pelo ministro do Comércio, Chen Deming, virá ao Brasil em maio para mais uma rodada de negócios entre os dois países. O anúncio foi feito na última terça-feira pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, após reunião com o colega chinês, em Pequim. De acordo com Chen Deming, os empresários de seu país têm interesse em negócios e investimentos nos setores de energia, obras de infraestrutura para as Olimpíadas de 2016 e inovação tecnológica. As negociações para a missão empresarial começaram em março, quando Pimentel esteve em Pequim na fase de preparação da visita da presidenta Dilma Rousseff à China. “O objetivo é darmos continuidade aos negócios que foram fechados nesta viagem. Queremos mostrar o potencial do Brasil para estimular e ampliar as relações comerciais entre os dois países”, disse Pimentel. Durante a visita da presidenta Dilma à China, foram anunciados 22 acordos, US$120 milhões em negócios e US$13 bilhões em investimentos. Para facilitar a cooperação econômica, Pimentel sugeriu a realização de reuniões bilaterais que poderão ser realizadas a cada dois meses. Atualmente, o Brasil realiza reuniões bilaterais com cerca de 30 países. O ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vêm realizando ações constantes no mercado chinês. Entre os últimos dias 7 e 12 de abril, 35 empresários e representantes de entidades empresariais brasileiros venderam seus produtos em Hong Kong e Pequim numa missão comercial organizada pela Agência. Em 2009, foram realizados seminários de sensibilização em 52 províncias chinesas, com objetivo de mostrar oportunidades de negócios no Brasil. A Apex-Brasil também coordenou a montagem do pavilhão brasileiro na Exposição Universal de 2010 (em Xangai), que recebeu mais de dois milhões de visitantes. Seminários de divulgação do café e dos calçados brasileiros também foram promovidos pela Agência na China. Comércio Brasil-China A China é hoje o principal parceiro comercial brasileiro. Em 2010, o Brasil exportou para os chineses US$ 30,785 bilhões e importou US$ 25,593 bilhões, resultando em superávit de US$ 5,192 bilhões. As vendas externas para a China, no ano passado, cresceram 46,57% em relação ao montante exportado em 2009 (US$ 21,003 bilhões). Os principais produtos brasileiros comprados pelos chineses no primeiro bimestre de 2011 foram minérios de ferro não-aglomerados (US$ 2,115 bilhões), óleos brutos de petróleo (US$ 712 milhões), minérios de ferro aglomerados (US$ 319 milhões), pasta química de madeira (US$ 170 milhões), ferronióbio (US$ 82,731 milhões), outros grãos de soja triturados (US$ 52,941 milhões), frangos congelados (US$ 50,012 milhões), pasta química de madeira para dissolução (US$ 38,938 milhões), aviões/veículos aéreos mais pesados (US$ 32,439 milhões) e óleo de soja em estado bruto (US$ 27,134 milhões). Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC |