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15/04/2011
Empresários chineses confirmam nova rodada de negócios no Brasil
 
Uma missão empresarial chinesa, liderada pelo ministro do Comércio, Chen Deming, virá ao Brasil em maio para mais uma rodada de negócios entre os dois países. O anúncio foi feito na última terça-feira pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, após reunião com o colega chinês, em Pequim. De acordo com Chen Deming, os empresários de seu país têm interesse em negócios e investimentos nos setores de energia, obras de infraestrutura para as Olimpíadas de 2016 e inovação tecnológica.

As negociações para a missão empresarial começaram em março, quando Pimentel esteve em Pequim na fase de preparação da visita da presidenta Dilma Rousseff à China. “O objetivo é darmos continuidade aos negócios que foram fechados nesta viagem. Queremos mostrar o potencial do Brasil para estimular e ampliar as relações comerciais entre os dois países”, disse Pimentel. Durante a visita da presidenta Dilma à China, foram anunciados 22 acordos, US$120 milhões em negócios e US$13 bilhões em investimentos.
 
Para facilitar a cooperação econômica, Pimentel sugeriu a realização de reuniões bilaterais que poderão ser realizadas a cada dois meses. Atualmente, o Brasil realiza reuniões bilaterais com cerca de 30 países. O ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vêm realizando ações constantes no mercado chinês. Entre os últimos dias 7 e 12 de abril, 35 empresários e representantes de entidades empresariais brasileiros venderam seus produtos em Hong Kong e Pequim numa missão comercial organizada pela Agência.

Em 2009, foram realizados seminários de sensibilização em 52 províncias chinesas, com objetivo de mostrar oportunidades de negócios no Brasil. A Apex-Brasil também coordenou a montagem do pavilhão brasileiro na Exposição Universal de 2010 (em Xangai), que recebeu mais de dois milhões de visitantes. Seminários de divulgação do café e dos calçados brasileiros também foram promovidos pela Agência na China.

Comércio Brasil-China

A China é hoje o principal parceiro comercial brasileiro. Em 2010, o Brasil exportou para os chineses US$ 30,785 bilhões e importou US$ 25,593 bilhões, resultando em superávit de US$ 5,192 bilhões. As vendas externas para a China, no ano passado, cresceram 46,57% em relação ao montante exportado em 2009 (US$ 21,003 bilhões).

Os principais produtos brasileiros comprados pelos chineses no primeiro bimestre de 2011 foram minérios de ferro não-aglomerados (US$ 2,115 bilhões), óleos brutos de petróleo (US$ 712 milhões), minérios de ferro aglomerados (US$ 319 milhões), pasta química de madeira (US$ 170 milhões), ferronióbio (US$ 82,731 milhões), outros grãos de soja triturados (US$ 52,941 milhões), frangos congelados (US$ 50,012 milhões), pasta química de madeira para dissolução (US$ 38,938 milhões), aviões/veículos aéreos mais pesados (US$ 32,439 milhões) e óleo de soja em estado bruto (US$ 27,134 milhões).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
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