Notícias
12/04/2011
Vinícolas brasileiras participam de congresso sobre mudança climática e vinho na Espanha
 
Casa Valduga, Don Laurindo, Dunamis e Pizzato integram missão técnica pela região das Cavas, organizada pelo projeto Wines of Brasil, e estarão presentes no Congresso

O projeto Wines of Brasil, parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estará presente no 3° Congresso Mundial sobre Mudança Climática e Vinho, que ocorre esta semana (13 e 14/03) em Marbella, na Espanha. O evento terá a presença do ex-secretário Geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, como convidado de honra. A gerente de Promoção Comercial do projeto, Andreia Gentilini Milan, será a moderadora do painel “A Mudança Climáticas e os Espumantes”. “Nossa presença neste evento é obrigatória, porque é aqui onde se discute o futuro do vinho no mundo sob a ótica da sustentabilidade”, afirma Andreia. A participação no evento tem também o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Quatro vinícolas integrantes do projeto de exportação dos vinhos finos brasileiros estarão presentes nesse que é o mais importante evento mundial sobre sustentabilidade climática relacionada à produção de vinhos. Eduardo Valduga, da Casa Valduga, Ademir Brandelli, da Don Laurindo, Thiago Peterle e Júlio Cesar Kunz, da Dunamis e Flavio Pizzato, da Pizzato estarão no Congresso. Outras quatro vinícolas – Aurora, Garibaldi, Miolo e Salton – enviaram produtos para serem degustados pelos participantes do evento.

A participação do Wines of Brasil contará com três mesas, onde serão servidos vinhos e espumantes nos intervalos das palestras. O almoço de abertura do Congresso também será regado a vinhos das cantinas verde-amarelas. “Vamos aproveitar a presença dos principais nomes da vitivinicultura mundial para mostrar o que o Brasil está produzindo de melhor em vinhos e espumantes”, destaca Andreia.

Missão técnica

Antes do Congresso, o Wines of Brasil realiza uma missão técnica na Região das Cavas, na Espanha, nesta segunda e terça-feira (dias 11 e 12/03). Andreia Milan, Eduardo Valduga, Ademir Brandelli, Thiago Peterle, Júlio Cesar Kunz e Flávio Pizzato visitarão as empresas Freixenet, Gramona e Torres. “Essa região elabora espumantes, chamados de cavas, muito semelhantes aos brasileiros, pois têm como ponto forte a boa relação custo-benefício”, observa Andreia.

Saiba mais

Organizado pela Academia do Vinho da Espanha e coordenado pelo presidente da organização, o único Master of Wine espanhol, Pancho Campo, o 3° Congresso sobre a Mudança Climática e Vinho será realizado no Palácio de Congressos e Conferências de Marbella, que substitui Barcelona, sede das duas edições anteriores (2006 e 2008). Pancho Campo é uma das maiores autoridades em pesquisas sobre mudanças climáticas e sua relação com o vinho mundial. A última edição do evento teve a participação de 350 delegados de mais de 40 países. O congresso é voltado a profissionais, empresários, enólogos, cientistas, produtores e importadores.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início