Notícias
11/04/2011
Brasil é 20° importador mundial
 
Ranking da Organização Mundial do Comécio aponta que o Brasil teve maior expansão de importações entre as principais economias do mundo.

São Paulo - O Brasil se transformou no 20° maior importador do mundo, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC). O lugar foi alcançado porque o país registrou a maior expansão em importações entre as principais economias nos últimos cinco anos.

O Brasil mais do que dobrou as suas importações desde 2005. Só no ano passado houve aumento de 43% nas importações do país, o terceiro maior percentual entre as maiores economias do mundo.

A OMC disse ainda que o crescimento nas importações fez o Brasil voltar ao cenário do início dos anos 1970, época de dependência de petróleo importado. Entre 2009 e 2010, a participação do país na importação mundial passou de 1,1% para 1,3%.

De acordo com a organização, pesaram para que o Brasil crescesse no ranking de importadores o real valorizado, 15% em um ano, e também a expansão da economia. O maior consumo interno e o maior investimento de empresas causou aumento de compras de máquinas do exterior, segundo a instituição.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe - ANBA
Voltar - Início