Notícias
08/04/2011
Empresas e instituições brasileiras participam do Grupo de Trabalho Brasil-Cuba e estimam US$ 1 bilhão de negócios nos próximos 12 meses
 
• A quarta reunião do GT Brasil-Cuba, realizada em Havana e coordenada pelo MDIC, teve a participação de 13 empresas e entidades brasileiras
• O encontro culminou com a assinatura do Memorando de Entendimentos entre a FANAVID e a empresa cubana Química Internacional SA. Esse acordo é o primeiro passo para a criação de futura empresa mista para produção de vidro plano em Cuba

As empresas brasileiras participaram do Grupo de Trabalho (GT) Brasil-Cuba a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nos dias 3 e 4 de abril no Centro de Negócios da Agência em Havana. O GT Brasil-Cuba se reúne anualmente para fortalecer as relações comerciais entre os dois países. Além da sessão plenária, que teve o objetivo de reportar aos governos os avanços e as dificuldades da relação comercial, as empresas cumpriram uma agenda de reuniões privadas com as suas contrapartes cubanas.

A quarta reunião do GT Brasil-Cuba, presidida pelo secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e pelo ministro de Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca, teve a participação das empresas Odebrecht, Sousa Cruz, Fanavid, Tend Tudo, Marcopolo, Surimpex, Comexport, Votorantim, Magnesita, Suplextrade, Apla, Incavel e Fiat. A delegação brasileira visitou o Projeto de Desenvolvimento do Porto de Mariel, que recebe financiamento do governo brasileiro, é desenvolvido pela Associação de Empresas Cubanas – Brasileiras e deve começar a operar em 2014. "Estamos falando da maior ilha do caribe, que além de ponto geográfico estratégico em termos de alcance a terceiros mercados, apresenta boas perspectivas de um maior dinamismo econômico. Este é um momento importante de posicionamento de empresas brasileiras na América Latina e Cuba é nosso parceiro nesse processo", afirmou o secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira.

Os representantes dos dois países participaram também de encontros oficiais e de discussões técnicas com o Banco Nacional de Cuba, o Banco do Brasil e o BNDES. Um dos resultados alcançados durante a reunião foi a assinatura de um memorando de intenções para a implantação de uma fábrica de vidro plano em Cuba, uma parceria entre a empresa cubana Química Internacional S.A. e a brasileira Brasil Vidro Plano Indústria e Comércio Ltda.

GT Brasil-Cuba

O GT Brasil-Cuba foi criado em 2008 pelo então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e pelo ministro do Comércio Exterior de Cuba, Raúl de La Nuez com o objetivo de mapear as oportunidades e as dificuldades nas relações comerciais entre Brasil e Cuba e de desenvolver mecanismos que facilitem a promoção das exportações entre os dois países. As reuniões são realizadas anualmente.

Centro de Negócios da Apex-Brasil em Havana
A Apex-Brasil mantém, desde outubro de 2008, um Centro de Negócios (CN) em Havana. O objetivo do CN de Cuba é estreitar as relações de empresas brasileiras com empresas e órgãos do governo cubano, além da embaixada brasileira e das empresas brasileiras já presentes no mercado local. Para atender ao exportador brasileiro, o escritório da Apex-Brasil em Cuba organiza listas de compradores e rodadas de negócios, presta serviços administrativos diversos e elabora estudos de mercado. O CN pode ser usado pelas empresas como showroom e espaço para armazenagem de material promocional e para reuniões de negócios. Até hoje, mais de 160 empresas brasileiras já utilizaram os serviços do CN de Cuba, que também atende aos mercados caribenho e centro-americano, tendo participado de ações no Panamá e na República Dominicana, por exemplo. A Apex-Brasil tem outros seis CNs em todo o mundo, localizados em Pequim (China), Moscou (Rússia), Luanda (Angola), Bruxelas (Bélgica), Miami (Estados Unidos) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início