Notícias
08/04/2011
Primeira reunião do Fonseic em 2011 teve participação de todos os estados
 
 “É preciso que o Brasil encontre o caminho da competitividade para recuperar o espaço perdido com as importações”, defendeu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante a primeira reunião, em 2011, do Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Fonseic). O encontro foi realizado hoje (7/4), em Brasília.

Segundo ele, a crise financeira internacional mudou o perfil do comércio internacional e o desenho das atividades produtivas do mundo inteiro e que o Brasil, apesar dos resultados positivos da economia, tem um grande desafio pela frente.

Para vencer a batalha, o ministro destacou que é preciso um trabalho conjunto entre Governo Federal, Estados e Municípios. Pimentel falou da nova política industrial, que está em fase de conclusão, e disse que as palavras-chaves serão investimento, inovação e competitividade.

Para o sucesso da estratégia, ele ressaltou o interesse do MDIC em trabalhar em conjunto com os estados e a importância de cada unidade da federação contribuir com ações e políticas regionais de complemento às ações do Governo Federal. Segundo ele, há importantes iniciativas em curso que podem atrair o setor privado para investimentos regionais. Como exemplo, ele citou Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano Nacional de Defesa, o programa Minha Casa, Minha Vida e investimentos previstos para a cadeia produtiva de petróleo e gás.

A 17ª reunião do Fonseic foi realizada pela Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal enviaram representantes. Na abertura do evento, o ministro falou sobre o “Sistema MDIC e a Política de Desenvolvimento Produtivo: nova fase e impacto nos estados”.

BNDES

As perspectivas de investimento no país também foram destaque na apresentação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Sob o tema “Perspectivas do investimento e do desenvolvimento regional no Brasil”, ele ainda abordou os financiamentos do banco para setores apontados como prioridade - PAC, Pré-Sal, setores de energia e mobilidade humana, entre outros.
Luciano Coutinho ainda falou sobre desenvolvimento regional - contribuições do BNDES para democratizar o acesso ao crédito -, ações conjuntas entre o banco e os estados, ações do banco previstas para 2011 e desafios de longo prazo para o Brasil.

Conselho Nacional

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, explicou o Plano Nacional de Cultura Exportadora, que tem a ideia de difundir a cultura exportadora nos estados, e lançou a “Balança Comercial – Cooperativas” e o “Aprendendo a Exportar – Cooperativismo”. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, por sua vez, apresentou o tema “Registro Mercantil: perspectivas para as juntas comerciais e o Programa Empreendedor Individual”.

Heloisa Menezes, secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, discutiu com os secretários estaduais a “Dinâmica de funcionamento do Fonseic e uma proposta de agenda permanente de trabalho para tratar de política industrial, política para Arranjos Produtivos Locais (APLs) e ambiente de negócios”. Os secretários propuseram a criação do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A sugestão, que já havia sido apresentada em uma reunião do Fonseic realizada em 2009, voltou a receber apoio do MDIC.

A reunião do Fonseic ainda teve apresentações da Rede Nacional de Informações sobre Investimentos (Renai/SDP), Rede de Arranjos Produtivos Locais (APLs/SDP) e Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Voltar - Início