Notícias
07/04/2011
Em 2011 haverá desaceleração do comércio internacional, prevê OMC
 
A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou nesta quinta-feira (7) um relatório em que aponta a previsão de redução percentual no crescimento do comércio internacional em 2011, em comparação ao ano anterior, em que o volume de exportações atingiu crescimento recorde.

No documento, a OMC afirma que os resultados de 2010 permitiram a recuperação do comércio mundial depois da crise de 2009, quando houve uma queda de 9% nas operações. Porém, a organização afirma que os efeitos dos recentes eventos no Japão (catástrofes naturais) e no Oriente Médio (manifestações políticas) ainda não podem ser medidos.

O aumento expressivo no preço das commodities e o relevante aumento do comércio dos países asiáticos ajudou a elevar o desempenho da Comunidade de Estados Independentes e a quota das economias em desenvolvimento no cenário mundial.

De acordo com a OMC, a previsão de crescimento do PIB mundial para o presente ano é de 3,1%. Para as economias mais desenvolvidas a previsão de crescimento é de 2,2% e para o “resto do mundo”, 5,8%.
 
Redação Econet
Voltar - Início