Notícias
07/04/2011
Appa estabelece acordo de cooperação com o porto de Ghent
 
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), assinou na tarde de terça-feira (05), um protocolo de intenções com o Porto de Ghent, na Bélgica. O protocolo foi firmado com a presença do secretário de estado de infraestrutura e logística, José Richa Filho, do superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron e do diretor-presidente do Porto de Ghent, Christophe Peeters. A assinatura foi realizada durante a feira Intermodal South América, que acontece em São Paulo até o próximo dia 07 e é a maior feira da América Latina no setor de logística e transportes.

O objetivo do protocolo é a troca de informações operacionais, tecnológicas, comerciais, além de modelos de gestão. O acordo entre os portos visa ainda o desenvolvimento de ações em conjunto, promovendo o fomento tecnológico e cultural, com o objetivo de desenvolver as atividades comerciais e intensificar o tráfego marítimo entre os portos.

Para o secretário José Richa Filho, o acordo de cooperação entre a Appa e o porto de Ghent irá abrir possibilidades de negócios aos portos paranaenses, além de possibilitar o intercâmbio de experiências. “O Porto de Ghent é estratégico na Europa e firmar uma parceria com ele nos trará muitos benefícios. A Europa é sempre um mercado de possibilidades, que nos permite ter bons parceiros comerciais”, disse Richa Filho.

O superintendente dos portos do Paraná, Airton Vidal Maron, ressaltou que o termo de cooperação vai permitir, entre outras coisas, aumento na movimentação de mercadorias pelos portos signatários. “O Porto de Ghent é referência na Europa no setor de biocombustíveis e eles tem grande interesse em importar produtos desta natureza. Fora isso, a troca de experiências será muito proveitosa para nós”, disse Maron.

Segundo o diretor-presidente do Porto de Ghent, Christophe Peeters, a parceria com os portos paranaenses vai permitir o aumento na importação de energia sustentável. Ele disse que o porto belga assinou um contrato com uma empresa instalada no Porto de Paranaguá para construção de um tanque com capacidade para armazenar 300 mil metros cúbicos de etanol e que ficará pronto em 2013. “Nossa expectativa é que a demanda na Europa por biocombustíveis só aumente a partir de agora. Temos em Ghent um centro de estudos para pesquisas de biocombustíveis de segunda geração e esta troca com o Paraná será muito útil também neste campo”, disse.

Espanha – O secretário José Richa Filho e o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, firmaram com representantes do Porto de Barcelona a intenção de assinatura de mais um convênio de cooperação. O objetivo do acordo é fidelizar e intensificar o tráfego de produtos entre os portos paranaenses e o porto de Barcelona.

Foi marcada para o próximo dia 23 de maio a assinatura do protocolo na Espanha, quando o ministro dos Portos Leonidas Cristino estará em Barcelona integrando uma missão do setor portuário brasileiro.

O objetivo do acordo entre a Appa e o Porto de Barcelona é a troca de experiências para o desenvolvimento de projetos conjuntos no âmbito portuário com a finalidade de aumentar a agilidade e eficiência das transações comerciais entre ambos os portos.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início