Notícias
07/04/2011
Argentina libera entrada de mais 965 mil pares de calçados brasileiros
 
O governo argentino liberou esta semana 965 mil pares de calçados brasileiros que estavam trancados na aduana argentina por conta dos atrasos na liberação das licenças não-automáticas de importação. Restam agora 309.924 pares pendentes. “Estamos satisfeitos com a intervenção do governo brasileiro, que possibilitou este avanço.

Nossa expectativa é de que até o final da semana este volume já esteja em condições de embarque”, declarou Heitor Klein, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Há cerca de dois meses, a Abicalçados vem registrando reclamações de empresários sobre os sucessivos atrasos na liberação das licenças.

Porém, desde o início de março, a entidade passou a receber relatos de que a situação foi agravada. O prazo máximo para as liberações, conforme a Organização Mundial de Comércio (OMC) e acordado com o governo argentino, é de 60 dias. No entanto, muitas licenças excederam este limite.

Para minimizar a situação, a Abicalçados vinha intervindo com comunicação direta junto ao governo argentino. Nos últimos tempos, porém, as autoridades do país vizinho não responderam aos contatos, tanto da entidade, do governo brasileiro ou das empresas prejudicadas. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem auxiliado nas relações com o a Argentina de forma contundente.
 
Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Caren Souza)
Voltar - Início