Notícias
06/04/2011
Apex-Brasil e CECOMPI renovam convênio
 
• Neste mês, empresas associadas ao projeto Programa Cluster Aeroespacial Brasileiro participam da LAAD 2011, principal feira de defesa e segurança da América Latina, no Rio de Janeiro
• Setor aeroespacial é prioritário para Agência. Neste novo projeto, haverá ações para atração de investimento estrangeiro direto (IED)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI), renovaram na manhã desta terça-feira (05/04), durante solenidade em São José dos Campos, São Paulo, o convênio que dá continuidade ao Projeto Setorial Integrado (PSI) destinado a promover o setor aeroespacial brasileiro. Os principais objetivos do projeto, denominado Programa Cluster Aeroespacial Brasileiro, são aumentar as exportações das empresas do setor e atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para a cadeia produtiva nacional. 

“O setor aerosespacial brasileiro é prioritário para o país e são os eventos internacionais que dão visibilidade externa ao trabalho feito pelas empresas”, afirmou o Diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, ao receber uma placa alusiva à parceria do CECOMPI com a Agência. Alinhada com o Governo Federal, a Apex-Brasil prioriza o setor e, a partir dessa nova etapa do projeto, passa a trabalhar para a atração de investimentos estrangeiros diretos. No segundo semestre deste ano, será feito o planejamento de atividades estratégicas para atração de IEDs, a partir da identificação de gargalos na cadeia produtiva. 

Uma das ações do projeto, que acontece já neste mês, é a participação de empresas brasileiras na oitava edição da Latin America Aerospacial Defense (LAAD 2011), a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, de 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro.

De acordo com o gerente executivo do CECOMPI, Agliberto Chagas, a participação na feira será uma excelente oportunidade de novos negócios. “Na última edição da LAAD iniciamos uma negociação com uma empresa européia que, recentemente, fechou três contratos de exportação com empresas associadas ao CECOMPI. E é esse tipo de resultado que esperamos nessa edição”, afirma. A expectativa para este ano é que as empresas do Programa Cluster Aeroespacial Brasileiro consigam atingir a resultados próximos de US$ 15 milhões em negócios. 

LAAD 2011

A LAAD Defense & Security 2011 é a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Será realizada de 12 a 15 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. Consolidada como principal fórum de debates e de apresentação de novas tecnologias do setor de Defesa na América Latina, a feira chega à oitava edição ampliando o espaço dedicado à segurança pública – um tema cada vez mais integrado aos debates sobre segurança nacional, especialmente em função da organização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

O evento reúne, bienalmente, empresas especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, forças policiais, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. A oitava edição da feira ocupará os pavilhões 3 e 4 do Riocentro e área externa de exposição estática, totalizando 47 mil metros quadrados de área de exposição.

Serão cerca de 550 empresas expositoras, de mais de 35 países. Pela primeira vez, haverá participação de países como China, Cingapura, Eslováquia, Finlândia, Noruega, Portugal e Taiwan, além de expositores já tradicionais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, África do Sul, Polônia, Suécia, Holanda, Bósnia, Bélgica, Sérvia, Finlândia, Israel, Rússia, Índia, Turquia, Áustria, Coréia, Bulgária e Ucrânia.

A LAAD – Defence & Security 2011 reúne um público qualificado, que este ano deve superar a casa dos 20 mil visitantes. Destacam-se delegações oficiais de mais de 55 países. 

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início