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06/04/2011
Empresários já podem se inscrever para missão ao México
 
Estão abertas, até o dia 15 de abril, as inscrições para a Missão Empresarial ao México, que será realizada entre os dias 13 a 15 de junho, na Cidade do México, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo é ampliar o fluxo comercial e de investimentos, explorar as possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e mexicanos, e estreitar os laços comerciais entre os dois países.

A programação é voltada para empresas industriais, comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação brasileiros, que sejam qualificados e tenham potencial de exportar e de firmar parcerias estratégicas com empresas mexicanas. As empresas selecionadas terão oportunidade de se reunir com potenciais compradores mexicanos, qualificados e selecionados para as rodadas de negócios.

Os interessados em participar da missão devem preencher a ficha de inscrição no idioma espanhol. As informações contidas na ficha serão mantidas em sigilo e utilizadas para avaliação e seleção das empresas. O processo seletivo irá levar em consideração os critérios de oferta condizente com os setores prioritários, de experiência com exportação e de confirmação de existência de demanda local pela empresa parceira na identificação de compradores no México.
Vale lembrar que os custos com passagens, hospedagem e alimentação, as despesas com eventual envio de amostras e os pagamentos de taxas e impostos são de responsabilidade dos participantes.

Os setores empresariais escolhidos como prioritários foram: máquinas e equipamentos (industriais, agrícolas, médico-cirúrgicos, para produção de etanol e gráficos); moda (calçados e componentes, cosméticos, e gemas e joias); equipamentos eletrônicos plásticos e produtos químicos metais (não ferrosos, ferramentas e talheres); serviços (softwares, franquias, livros, arte contemporânea); carnes (suína e frango); biscoitos, balas, confeitos e alimentos étnicos; casa e construção civil (vidros, materiais de limpeza e móveis); e tecnologia de material genético bovino.

Intercâmbio Comercial

No primeiro bimestre deste ano, o México foi o 15° mercado de destino das vendas brasileiras ao exterior (US$ 508,8 milhões), com aumento de 17,1% em relação ao mesmo período de 2010. Nas importações, os brasileiros adquiriram US$ 645,6 milhões, entre janeiro e fevereiro de 2011, no México, e o país é o 11° mercado de origem das aquisições brasileiras. Houve crescimento de 40,4% no comparativo com o primeiro bimestre do ano passado. O Brasil, portanto, registra déficit de US$ 136,8 milhões no período nas relações comerciais com o México.

Os principais produtos vendidos para o mercado mexicano, no bimestre de 2011, foram automóveis de passageiros (US$ 51,2 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 44,2 milhões), motores para veículos automóveis (US$ 35,7 milhões), partes de motores para veículos automóveis (US$ 26,2 milhões) e veículos de carga (US$ 26 milhões).

No mesmo período, as principais compras brasileiras no México foram de automóveis de passageiros (US$ 176,6 milhões), ácidos carboxílicos, anidros e halogenetos (US$ 66,8 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 21,7 milhões), chumbo em formas brutas (US$ 18,8 milhões) e materiais corantes, preparados e produtos luminoforos (US$ 18,5 milhões).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
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