Notícias
04/04/2011
Apex-Brasil e CECOMPI renovam convênio para a promoção comercial do setor aeroespacial brasileiro
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (CECOMPI) renovam, nesta terça-feira (05/04), convênio do Programa Setorial Integrado (PSI) para promover o setor aeroespacial brasileiro. Participam da cerimônia o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, e o gerente executivo do CECOMPI, Agliberto Chagas. A solenidade será realizada às 9 horas, no Hotel Comfort, em São José dos Campos, São Paulo.

O primeiro convênio entre a Apex-Brasil e o CECOMPI para a promoção comercial do cluster aeroespacial brasileiro foi executado durante o biênio 2009/2010 e gerou mais de US$ 38 milhões em exportações. “A parceria da Apex-Brasil com o CECOMPI tornou-se referência para a promoção comercial do setor aeroespacial do país, confirmada pelos seus resultados”, afirma o presidente da Agência, Mauricio Borges. “Já na execução do primeiro convênio, verificamos a grande atuação do CECOMPI no sentido de atrair novas empresas para o convênio e, ao mesmo tempo, de incentivá-las a participarem das ações de promoção comercial”. 
Nessa nova etapa, a renovação do convênio tem como objetivo aumentar o número de empresas exportadoras participantes, a fim de estimular as demais empresas do grupo a incrementar a visibilidade do polo no mercado internacional, além de mapear as oportunidades de negócios , induzindo o dinamismo comercial das empresas e sua adequação ao nível de competitividade exigido nos mercados externos.

O convênio visa, ainda, estruturar o esforço promocional de modo a capacitar as empresas em marketing internacional de acordo com seu estágio exportador e promover a formação de redes colaborativas que possibilitem a oferta de soluções completas e o posicionamento em nível superior na cadeia de fornecimento.

O CECOMPI atua no desenvolvimento da cultura exportadora e na inserção de novas empresas no Arranjo Produtivo Local (APL) Aeroespacial e Defesa, que reúne mais de 200 grandes, médias e pequenas empresas do setor aeronáutico e espacial. Coordena, também, ações de cooperação entre empresas do setor, universidades, instituições de pesquisa, organizações de fomento e o poder público.

O convênio entre Apex-Brasil e CECOMPI começou com a participação de nove empresas. Já no ano de 2009, o projeto recebeu 39 novas empresas, totalizando 48 ao final daquele ano. Em 2010, o projeto recebeu 11 novas adesões, passando a 59 empresas participantes. No mês passado, houve a adesão de mais uma empresa, totalizando, assim, 60 empresas em 2011, sendo que seis já exportaram. Desse total, 75% estão sediadas no estado de São Paulo (São José dos Campos e cidades próximas).

O público-alvo do Projeto são as micro, pequenas, médias e grandes empresas brasileiras que produzam e/ou desenvolvam produtos aeronáuticos e/ou espaciais, além das empresas de insumos aeroespaciais e de serviços para o setor (como gerenciamento de compras e logística), de forma a possibilitar soluções completas e sinergia entre as empresas do grupo, visando gerar maiores oportunidades de exportação.

Participam do Projeto empresas dos setores aeronáutico e de defesa e espaço dos segmentos de peças e estruturas (usinagem, materiais compostos, aeroestruturas, interiores, aviônicos, ferramental, sistemas de navegação, equipamentos militares, sistemas eletrônicos, etc.), de serviços (engenharia, consultoria, MRO, treinamentos, P&D, montagem, simuladores de voos) e de pequenas aeronaves e veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Encontro – O CECOMPI promoverá, também na terça-feira (05/04), um encontro entre a governança e as empresas associadas ao programa APL Aeroespacial e Defesa com o objetivo de apresentar as ações realizadas pelo cluster aeroespacial brasileiro, proporcionando, assim, à cadeia produtiva mais oportunidades de desenvolvimento de novos projetos a partir do estabelecimento de novas parcerias.

Na ocasião, também serão assinados acordos de intenções com entidades que apoiam institucionalmente o programa APL Aeroespacial e Defesa, como a Prefeitura de São José dos Campos, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início