Notícias
15/03/2022
Governo Federal lança Plano Nacional de Fertilizantes para reduzir importação dos insumos
 

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (11/03), da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), que tem o objetivo de reduzir a dependência do Brasil da importação de fertilizantes. O PNF é uma referência de planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos e pretende reduzir a dependência de importações do agronegócio brasileiro de 85% para 45%.

A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), também contou com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha.

Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial do consumo global de fertilizantes, equivalente a 8%, sendo o potássio o principal nutriente utilizado pelos produtores nacionais, com 38%. Na sequência, aparecem o fósforo, com 33% do consumo total de fertilizantes, e o nitrogênio, com 29%.

As diretrizes do PNF abordam incremento de linhas de fomento ao produtor, incentivos a ações privadas, expansão da capacidade instalada de produção, melhorias na infraestrutura e logística nacionais. Tudo isso para ampliar a produção competitiva de fertilizantes (abrangendo adubos, corretivos e condicionadores).

O ministro Bento Albuquerque destaca que a consolidação do PNF reflete a postura do governo, que segue integrando competências e gerando instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do País. “O Plano Nacional de Fertilizantes é fruto da excelência alcançada nesse empenho conjunto, contendo diretrizes e ações que contribuirão para continuarmos transformando, de forma sustentável, os recursos naturais em prosperidade e bem-estar social para os brasileiros”, enfatiza o ministro.

Durante o evento, também foi instituído o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, órgão consultivo e deliberativo responsável por coordenar e acompanhar o plano.

Saiba mais sobre o PNF

O PNF apresenta oportunidades em relação a produtos emergentes, como fertilizantes organominerais e orgânicos, e os subprodutos com potencial de uso agrícola, os bioinsumos, os remineralizadores, nanomateriais, entre outros.

O desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao ambiente tropical de produção brasileira e a formação de redes de apoio tecnológico ao produtor rural e aos técnicos também compõem o plano e integram a Caravana Embrapa FertBrasil - ação que pretende realizar visitas técnicas aos principais polos agrícolas. Ao abordar questões práticas relacionadas ao aumento da eficiência dos fertilizantes, a caravana terá impacto imediato capaz de promover uma economia de até 20% no uso dos fertilizantes no Brasil já na safra 2022/23. Isso pode resultar em até US$ 1 bilhão de economia para o produtor rural brasileiro.

O PNF considera que, para o Brasil atingir as expectativas nacionais e mundiais de produção de alimentos, é preciso melhorar o ambiente de negócios, investir em ciência e tecnologia para o ambiente tropical e garantir investimentos na produção nacional, de forma a reduzir a dependência de insumos importados.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Voltar - Início