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29/03/2011
Oriente Médio compra 32% da exportação da BRF
 
Empresa que reúne as marcas Sadia e Perdigão ainda pretende ter uma fábrica na região, que é o maior mercado para os exportadores brasileiros de carne de frango.
São Paulo – A Brasil Foods (BRF), empresa que reúne as marcas Sadia e Perdigão, continua a ter no Oriente Médio um de seus principais mercados. De acordo com balanço divulgado pela companhia na semana passada, "foram registrados importantes avanços" na distribuição na região em 2010.

As exportações da BRF renderam R$ 9,2 bilhões no ano passado, um aumento de 4,3% em comparação com 2009. De acordo com comunicado da empresa, o Oriente Médio respondeu por 31,9% do faturamento obtido no exterior.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada no domingo (27), o copresidente do conselho da companhia, Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, disse que os negócios com o mundo árabe "continuam normais", apesar dos protestos populares que se espalharam pela região nos últimos meses.

Ele disse mais, que a abertura de uma fábrica no Oriente Médio "está entre os projetos prioritários" da empresa. Essa ideia não é nova, foi lançada pela Sadia muito antes da fusão com a Perdigão, mas acabou sendo colocada em banho maria quando estourou a crise financeira internacional e a primeira (Sadia) teve enormes perdas por causa de investimentos feitos em derivativos, o que acabou precipitando a criação da BRF. Antes, vale lembrar, as duas marcas eram arquirrivais.

A Sadia chegou a divulgar que a fábrica seria instalada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. À Folha, porém, Furlan disse que, apesar de a empresa ter um terreno nos Emirados, o local da planta ainda não foi definido. Ele ressaltou que existem tratativas na Arábia Saudita e que a companhia avalia também a possibilidade de aquisições.

O Oriente Médio é um mercado importante não só para a BRF, mas para todo o setor avícola brasileiro. No ano passado, as exportações de carne de frango para lá renderam US$ 2,233 bilhões, um aumento de 13% sobre 2009, segundo dados da União Brasileira da Avicultura (Ubabef). Esse desempenho manteve a região como maior destino dos produtos do setor.

Fonte: Agência de Notícias Brasil - Árabe
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