Notícias
29/03/2011
Tiago Lima destaca movimentação portuária e defende multimodalidade e cabotagem em evento no Rio
 
O diretor da ANTAQ, Tiago Lima, participou, nessa segunda feira (28), do evento Maritime Summit 2011, no Rio de Janeiro. Lima foi um dos palestrantes do painel Análise das políticas públicas da infraestrutura marítima e portuária.

Durante a palestra, o diretor da ANTAQ destacou que o setor portuário movimentou 833 milhões de toneladas em 2010. O número é 8,53% maior que o de 2008, quando foram movimentados 768 milhões de toneladas (recorde anterior), e 13,7% maior que em 2009, quando circularam pelas instalações portuárias brasileiras 733 milhões de toneladas.
Lima defendeu a multimodalidade. “A matriz de transporte brasileira é inversamente proporcional à economia de custos, pois privilegia o transporte rodoviário em relação aos marítimo e ferroviário. Os modais de transportes não são concorrentes, mas complementares entre si”, afirmou.
O diretor da ANTAQ ressaltou que a navegação de cabotagem é fundamental para que o Brasil se torne cada vez mais competitivo. Lima apontou algumas ações que beneficiariam o setor: “ aperfeiçoar os procedimentos aduaneiros incidentes sobre as cargas de cabotagem; redução dos custos operacionais dos navios; melhoria da acessibilidade aos portos; equalizar o preço do combustível com o do longo curso e reduzir outros custos, tais como o de praticagem.”

Lima também citou os desafios do setor aquaviário: “Valorizar a integração multimodal; realizar os investimentos previstos no Plano Nacional de Logística e Transportes; defender o uso múltiplo das águas como ação em favor do desenvolvimento econômico, social e ambiental; aprimorar a gestão portuária.”

O evento

O Maritime Summit 2011 é o encontro setorial que tem como objetivo possibilitar a interação entre as autoridades do setor e os profissionais envolvidos na gestão e operação do transporte marítimo de cargas.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ
Voltar - Início