Notícias
25/03/2011
Associação Brasileira de Biotecnologia é lançada na sede da Apex-Brasil
 
Entidade reúne empresas e instituições do setor e vai promover a biotecnologia brasileira no mercado internacional

A biotecnologia brasileira acaba de ganhar maior representatividade, com a criação da Associação Brasileira de Biotecnologia (BRBIOTEC Brasil), lançada nesta quarta-feira, 23 de março, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Brasília. A entidade nasce com 29 empresas associadas, além de instituições como o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia de São Paulo (Cietec) e o Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (Bio Rio) e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO).

A nova associação foi criada a partir da articulação entre empresas integrantes do Projeto Setorial Integrado de Biotecnologia, desenvolvido pelo setor em parceria com a Apex-Brasil. Por meio da marca BRBIOTEC, o projeto inclui ações de promoção de exportações e o posicionamento de imagem da biotecnologia brasileira no exterior, trabalhando os segmentos de saúde humana e animal, meio ambiente, agricultura e veterinária e energia.

De acordo com o gestor de projetos da Apex-Brasil, Hélio Lobo, houve um trabalho de mobilização junto ao parque tecnológico, aos centros de inovação e ao setor empresarial, para que a associação fosse criada. “A partir de agora, as ações de promoção comercial e internacionalização das empresas voltam ao foco da Apex-Brasil na condução do projeto em parceria coma BRBIOTEC”, explica. “Por meio de um planejamento estratégico, foram definidos objetivos específicos para cada segmento, que abrangem capacitação e cooperação entre empresas brasileiras e de outros países”, acrescenta.

Entre as primeiras ações da BRBIOTEC Brasil está a organização, em parceria com a Apex-Brasil, da participação brasileira na BIO 2011, a maior feira de biotecnologia do mundo, programada para junho, em Washington (EUA). O assunto foi discutido durante a reunião trimestral do Conselho Nacional de Biotecnologia, que também aconteceu na sede da Apex-Brasil, na tarde de quarta-feira. O grupo também discute a realização de uma feira internacional semelhante no Brasil.

“No setor de biotecnologia, as empresas já nascem globais e um dos focos do nosso trabalho será fortalecer a internacionalização das empresas brasileiras, que nessa área são novas e com necessidades únicas”, explica o presidente da nova entidade, Fernando Kreutz. Segundo ele, é preciso promover a interação entre o setor privado e as universidades, incubadoras e governo. “Um dos desafios é agregar valor aos produtos do setor, transferindo ativos do conhecimento acadêmico ao mundo empresarial e transformar o Brasil numa potência em biotecnologia”, afirma.

O evento de lançamento da BRBIOTEC Brasil foi aberto pela diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Ana Paula Guimarães, e contou com a presença do Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Francelino Grando, que destacou que o Governo cumpriu seu papel de estimular a organização do setor. “A partir de agora teremos um importante caminho a percorrer juntos, no sentido de fazer a biotecnologia brasileira estar efetivamente à altura do século 21, em que o conhecimento desse setor tem um papel importante”, disse. Participaram também do lançamento o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, Jorge Ávila, o presidente da Bio Rio, Ângelo Monteiro de Barros e o diretor do Cietec, Sérgio Risola.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início