Notícias
23/03/2011
Portos paranaenses apresentam projetos de ampliação ao Ministro dos Portos
 
O Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, estiveram nesta terça-feira (22) em Brasília participando de uma reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e com o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

O deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR) acompanhou a reunião na Secretaria Especial de Portos (SEP). O objetivo foi detalhar os projetos de expansão e modernização dos portos paranaenses com a presença do secretário José Richa Filho e verificar a disponibilidade do governo federal em apoiar os projetos. O diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco, também participou do encontro.
“O governo federal tem interesse de investir em todo e qualquer porto brasileiro. Estamos acompanhando as dificuldades sofridas em Paranaguá em função das chuvas nas últimas semanas. Queremos estar próximos da administração e apoiar no que for preciso”, afirmou o ministro Leônidas Cristino.

O projeto de cobertura para navios graneleiros foi apresentado em detalhes ao ministro. Cristino afirmou que o Plano Nacional de Logística Portuária, que está sendo desenvolvido pela Universidade de Santa Catarina (UFSC), está estudando a possibilidade de implantação deste sistema nos principais portos graneleiros do Brasil.

A modernização dos portos paranaenses está orçada em cerca de R$ 1 bilhão e prevê ampliação do Porto de Paranaguá em 60%, aumentando o número de berços de atracação dos atuais 20 para 32 berços, além de possibilitar o aumento na capacidade de movimentação para até 70 milhões de toneladas/ano.

Comunicações – Pela manhã, Richa Filho e Maron estiveram com o ministro Paulo Bernardo para apresentar os projetos de expansão e modernização dos portos paranaenses. Os deputados Ângelo Vanhoni (PT-PR) e Eduardo Sciarra (DEM-PR) acompanharam as reuniões com o objetivo de reforçar as reivindicações dos paranaenses junto ao governo federal. Além disso, o superintendente da Copel Telecomunicações, Marcos Pessoa integrou a comitiva para apresentar os projetos da Copel ao ministro Paulo Bernardo.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início