Notícias
22/03/2011
Máquina vai intensificar limpeza das vias de acesso ao Porto de Paranaguá
 
Começou a operar nesta segunda-feira (21,) no Porto de Paranaguá, uma máquina varredeira que vai melhorar o processo de limpeza das vias de acesso ao porto. O caminhão, que tem uma capacidade de cisterna de três toneladas, varre as vias e suga a sujeira, tendo ainda a possibilidade de emissão de jatos d’água para evitar a formação de poeira.

A máquina, que trabalhará diariamente e em horários alternados para atender a maior parte das vias nas redondezas do Porto, vem integrar-se ao já existente sistema de limpeza das vias de acesso mantido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em parceria com os operadores portuários.

A máquina dará suporte ao trabalho já executado por cerca de 180 homens que varrem as vias de acesso ao Porto diariamente. Fora isso, a Appa irá disponibilizar uma pá carregadeira para dar suporte ao sistema de limpeza.

“A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina sempre teve uma preocupação muito grande com as limpezas das vias de acesso ao porto. Mas este trabalho vinha sendo feito manualmente e verificar os seus resultados com um fluxo tão grande de caminhões ficava difícil. Agora, esta máquina de alta tecnologia vem incrementar este trabalho e mudar o visual das vias de acesso ao porto”, explicou o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.

A intensificação do trabalho se dá justamente no período de safra, quando aumentam o trânsito de caminhões nas imediações do porto causando mais sujeira nas vias de acesso. Dalmaz explica ainda que a limpeza além de melhorar com o aspecto das ruas que circundam o porto vai evitar entupimento das galerias pluviais, evitando o acúmulo de água nos dias de chuva forte.

“Estamos trabalhando em conjunto com os operadores portuários porque entendemos que todos que movimentam mercadorias pelo porto precisam contribuir para deixar a cidade melhor. E manter as ruas limpas é deixar a cidade de Paranaguá mais bonita e agradável a todos”, afirmou o diretor.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início