Notícias
21/03/2011
Procedimento criado pela Guarda Portuária de Paranaguá é referência nacional
 
Funcionários da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) estiveram no Porto de Paranaguá para conhecer os procedimentos de pagamento para liberação de acesso à faixa primária do porto. O supervisor de segurança portuária da CDRJ, Flávio Veiga Nunes, e o inspetor da Unidade de Investigação da Guarda Portuária do Rio de Janeiro, Aroldo Moura dos Santos, visitaram o Porto de Paranaguá e obtiveram detalhes do procedimento adotado pelo terminal paranaense.

“O Porto de Paranaguá é citado nacionalmente como excelência neste procedimento e fomos enviados para buscar informações que nos permitam implantar o sistema no porto do Rio de Janeiro, explicou Veiga.

O chefe da Guarda Portuária da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Márcio Renato de Souza, que coordena o sistema de liberação de acesso ao Porto, explica que a Appa permite ao usuário recolher as taxas de acesso nas agências bancárias autorizadas, inclusive nos caixas eletrônicos.
O supervisor de segurança da Guapor do Rio de Janeiro, Aroldo Moura dos Santos, afirmou que o sistema de Paranaguá, quando implantado, irá melhorar substancialmente o procedimento de controle de acesso ao Porto do Rio de Janeiro.

O relatório da visita será apresentado na próxima reunião ao Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (Consad).

Copa – A Companhia Docas do Rio de Janeiro está buscando otimizar os processos de segurança e acesso à área portuária já pensando no aumento da movimentação na cidade, com a Copa de 2014. Um mapeamento feito pelo BNDES indica que serão feitos investimentos na ordem de R$ 17,8 bilhões, nos portos brasileiros entre 2011 e 2014. Devem receber investimentos os portos de Paranaguá, Santos, Rio Grande, Rio de Janeiro, entre outros.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início