Notícias
21/03/2011
TI brasileira busca espaço no mercado angolano com apoio da Apex-Brasil
 
A SOFTEX e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no âmbito do Projeto Setorial Integrado para Exportação de Software e Serviços de TI (PSI-SW), promovem nos dias 22 e 23 de março, em Angola, a primeira edição do “AnBraTi: Angola – Brasil em TI – Cooperando para o Desenvolvimento”.

Apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), uma missão brasileira estará naquele país para apresentar soluções de TI voltadas às áreas de finanças, agronegócios, saúde e petróleo. A execução foi delegada pela SOFTEX para o consórcio angolano brasileiro de Empresas de Tecnologia da Informação (BOC), um dos subprojetos do PSI-SW.

Durante dois dias serão promovidas reuniões de negócios entre empresários brasileiros e angolanos para detalhar as soluções nacionais nas áreas-foco da missão e de que forma elas podem contribuir para o crescimento macroeconómico de Angola. Integram a delegação Compware, CPQD, Jupiter , NPI Brasil, Softexpert, SCA Systema, Stefanini IT Solutions, ZCR Informática e Topos Informática.

Entre as autoridades com presença confirmada no encontro estão a embaixadora do Brasil em Angola, Ana Lucia Peterson; o ministro Kundi Paihama, do Ministério dos Antigos Combatentes; o vice-ministro para Tecnologia da Informação, Pedro Teta; o vice-presidente da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBAN), Renato Azevedo; o vice-ministro do planejamento, Gualberto Campos Luna; e o secretário-geral da Agricultura, José Prata.

Aproveitando o sólido desempenho da economia angolana, os laços históricos e de amizade que ligam os dois países, bem como o interesse do Governo nacional em aprofundar o relacionamento Sul/Sul, o AnBraTi 2011 tem entre seus principais objetivos a apresentação da indústria brasileira de software e serviços de TI, a geração de oportunidades de negócios, a formação de parcerias por meio da cooperação entre companhias de ambos os países e a divulgação da marca Brasil IT+, que identifica a indústria nacional de tecnologia no mercado internacional.

“A República de Angola, no triênio 2006-2008, registrou uma taxa de crescimento econômico médio em relação ao PIB de 17%. A partir da identificação das oportunidades hoje presentes em Angola, planejamos essa iniciativa certos de que há um espaço no processo de modernização da área de TI daquele país que pode muito bem ser ocupado pelas nossas companhias, não só pelos diferenciais competitivos presentes em nossas soluções como pela facilidade adicional da língua comum”, explica Djalma Petit, diretor de Mercado da SOFTEX.

Petit também destaca a proximidade entre o Brasil e Angola no campo cultural. “Falamos o mesmo idioma, o que sem dúvida é um facilitador para avançarmos em qualquer negociação”, lembra o executivo, acrescentando que o país africano já está familiarizado com a presença de empresas brasileiras. “O Brasil tem muito a colaborar com Angola na área de TI, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social daquele país-irmão e gerando significativas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras", conclui.

CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produç&atil de;o e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, ABINNEE, Apex-Brasil, ANPROTEC, ASSESPRO, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, FENADADOS, FENAINFO, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

CONHEÇA A APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é responsável pela promoção das exportações de produtos e serviços brasileiros, pela internacionalização das empresas brasileiras e pela atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.

Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a Agência apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 80 setores da economia, entre os quais o de software. Anualmente, viabiliza a participação de empresas brasileiras em mais de 900 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior. Na cooperação internacional, a Apex-Brasil lidera importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional na promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros diretos.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início