Notícias
18/03/2011
Tráfego na BR 277 é restabelecido e Appa volta a receber caminhões normalmente
 
A emissão das senhas para caminhões carregados de granéis virem ao Porto de Paranaguá já está normalizada. Com a liberação da BR-277 no km-26 para tráfego contínuo em pista simples, a expectativa é que nesta sexta-feira (18) a estrada volte a receber fluxo normal de veículos.

“O esforço conjunto do Governo do Paraná, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e da Ecovia permitiram que fosse realizado um rápido restabelecimento das vias de acesso ao porto. Nossa operação não foi prejudicada em nenhum momento e, a partir de agora, vamos começar a recompor os nossos estoques”, disse o superintendente Airton Vidal Maron.

As senhas estão sendo liberadas pelo sistema Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o porto, estabelecendo quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, dimensionando os fluxos e diminuindo filas. As cargas só são liberadas para virem ao porto quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.

O pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu 522 caminhões da meia noite do dia 16 até às 7h da manhã de hoje (17). Nesta quinta-feira (17), 200 caminhões ocupavam o pátio de triagem, sendo que o normal neste período do ano é receber 1200 caminhões/dia.

O corredor de exportação embarcou 35,5 mil toneladas de granéis nessa quarta-feira (16), produtividade ainda baixa se comparada com o dia anterior, causada pela chuva que prejudicou os embarques. Em dias normais, com condições climáticas adequadas, são movimentadas 100 mil toneladas por dia de granéis no porto.

De acordo com as informações da Ecovia, na quarta-feira (16), 3960 caminhões passaram pela BR 277 nos dois sentidos, o que representa 60% do fluxo normal para o período. Com a liberação para tráfego nos dois sentidos no km 26, a BR 277 continuará com 17 quilômetros de lentidão e tráfego em pista simples. Mas a expectativa da concessionária é diminuir este trecho gradativamente no menor espaço de tempo possível.

A ALL segue fazendo testes nos trechos de instabilidade da ferrovia ao longo da Serra do Mar. A previsão é de retomada das atividades nesta sexta-feira (18).

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início