Notícias
15/03/2011
Palestra na federação cearense explica o seguro de crédito para exportações
 
Ceará - O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza nesta quarta-feira, 16 de março, às 8h30, em sua sede, uma palestra sobre seguro de crédito para as exportações. A apresentação será feita pelo diretor comercial da seguradora CesceBrasil, Daniel Nobre.

O seguro de crédito para as exportações tem por finalidade a cobertura contra riscos comerciais, políticos e extraordinários a que estão sujeitas as transações comerciais e financeiras vinculadas a exportações para garantir a indenização por eventuais perdas. Pode ser contratado pelo exportador ou pela instituição financeira que ampara a exportação de bens e serviços.

Considera-se risco comercial a possibilidade de ocorrência de atos ou fatos relacionados com o devedor estrangeiro ou seu garantidor, tais como protesto, cobrança judicial ou extrajudicial por falta de pagamento de títulos ou outros instrumentos de crédito vinculados ao contrato de exportação, além de falência, concordata ou liquidação extrajudicial. Já os riscos políticos e extraordinários estão ligados a acontecimentos alheios à previsão dos contratantes: guerras, revoluções, catástrofes naturais, embargos de importação e exportação, restrições à transferência de divisas, moratória governamental etc.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI
Voltar - Início