Notícias
15/03/2011
Movimentação de mercadorias é normal no Porto de Paranaguá
 
A movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá ainda não foi afetada pela interrupção da BR 277. Estão sendo escoados os granéis que ainda estão nos armazéns. De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, a carga de granéis disponíveis nos armazéns públicos e privados é suficiente para carregar quatro navios do Corredor de Exportação. “Depois disso, e se for prolongada a interrupção da BR 277, pode faltar carga para exportar”, alertou. Cerca de 200 caminhões que estavam na Serra do Mar já foram absorvidos e todos já chegaram até o Porto.
Outros cerca de 500 caminhões estão sendo represados antes da Praça de Pedágio da BR 277. A expectativa da Appa é que cerca de 300 caminhões desçam a Serra do Mar ainda hoje, rumo ao Porto de Paranaguá. Os caminhões são mistos (granéis, contêineres, veículos e outras mercadorias) e estão sendo liberados gradativamente, em função da instabilidade da pista. A ferrovia, que também traz cargas até o Porto, está interrompida e até quarta-feira (16) deve voltar a operar.

Durante toda a madrugada, equipes da Ecovia, da PRF e da Appa trabalharam na liberação de cerca de mil caminhões vazios que estavam presos na cidade desde a última sexta-feira.

Apesar de existirem hoje cerca de 600 vagas no Pátio de Triagem da Appa, a liberação de senhas para envio de caminhões continua suspensa, para evitar que os veículos se acumulem em filas na BR 277. Mesmo assim, muitos exportadores não estão obedecendo a determinação e tem mandado caminhões não cadastrados à Appa. A Autarquia pede a colaboração de todos os agentes e operadores, sobretudo agora, com a situação delicada na estrada.

Campanha – A Appa está disponibilizando todo seu estoque de água para doar à população de Paranaguá. Cerca de um milhão de metros cúbicos foram colocados à disposição da Defesa Civil na cidade para ajudar a população que sofre com a falta de abastecimento de água desde a última sexta-feira (11).

“Disponibilizaremos todos os nossos estoques de água para atender a população e também estamos disponibilizando pessoal para ajudar a Defesa Civil no recebimento e distribuição dos donativos. O momento é grave e requer a ajuda de todos”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron..

Desde sábado, a Appa interrompeu o abastecimento de água nos navios para poder destinar seu estoque à população da cidade. Internamente, a Administração lançou uma campanha junto aos funcionários para arrecadação de donativos não perecíveis e de consumo imediato.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá a Antonina - APPA
Voltar - Início