Notícias
15/03/2011
Chineses conhecem infraestrutura e projetos de logística do Paraná
 
A infraestrutura disponível, os projetos e as propostas do Paraná para a mobilidade viária e o desenvolvimento regional de logística e transporte foram o tema da apresentação que a Secretaria de Infraestrutura e Logística fez na tarde desta segunda-feira (14) para representantes da comunidade chinesa de Suzhouara, em visita ao Estado. O encontro foi dirigido pelo secretário José Richa Filho.

A comitiva chinesa, com seis integrantes, está interessada em conhecer o planejamento multimodal do governo do Estado para atender a movimentação de mercadorias na região. Os chineses mostraram especial interesse pela estrutura rodoviária e pela malha ferroviária existente no território paranaense e suas conexões com o Porto de Paranaguá.

Durante a apresentação, foram detalhadas as melhorias no setor, previstas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. Entre elas, estão os projetos de ampliação de aeroportos com a implantação de terminais aéreos de carga em regiões estratégicas.

No setor rodoviário, foram apresentados projetos de novas estradas e, no setor ferroviário, a comitiva oriental tomou conhecimento dos projetos do Estado para a Ferroeste, com o projeto de expansão para Maracaju (MS) e para o Porto de Paranaguá.

ESTADO FACILITADOR - O secretário José Richa Filho explicou que o Paraná tem uma posição estratégica na região Sul na área do comércio internacional. Richa Filho lembrou que o Estado “comercializa uma expressiva parcela da produção agrícola brasileira”.

Segundo ele, a localização geográfica no Mercosul, a produção de grãos, e o progressivo crescimento da industria e agroindústria paranaense são fatores determinantes para capacitar o Estado a parcerias internacionais.

O secretário destacou que existe a possibilidade de o Estado do Paraná atuar como facilitador para a busca de parcerias em vários setores da economia, com benefícios que podem extrapolar para as regiões vizinhas.

Fonte: Agência de Notícias - Estado do Paraná
Voltar - Início