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14/03/2011
Entidades brasileiras e compradores internacionais esperam resultados promissores do Projeto Carnaval da Apex-Brasil
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades empresariais de 24 setores da economia, recebeu 150 compradores internacionais e formadores de opinião durante o período do Carnaval. Os convidados assistiram ao desfile das escolas de samba, do Grupo Especial, no Rio de Janeiro, e continuam participando de agendas paralelas durante os próximos dias, com visitas a fábricas e participação em eventos de promoção comercial que incluem rodadas de negócios e palestras, entre outras ações organizadas pelas entidades empresariais em diversos estados.

A iniciativa, criada em 2009, é uma forma de capitalizar a visibilidade da maior festa popular do mundo para gerar negócios para as empresas exportadoras brasileiras e atrair investimentos diretos para o país. “O Projeto permite aproximar os investidores e compradores internacionais da realidade brasileira. Eles se impressionam com a organização da festa, e, principalmente, com o potencial do país para os negócios”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.

No setor de Tecnologia de Informação, empresários brasileiros tiveram a oportunidade de se reunir durante quatro dias com profissionais canadenses e norte-americanos que têm em comum uma larga experiência internacional na promoção de novos negócios. “O Brasil tem que se utilizar dos pontos fortes da sua cultura para auxiliar na realização de negócios”, afirma Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX. A proposta da entidade é criar laços com potenciais parceiros internacionais para a geração de oportunidades comerciais para as companhias brasileiras.

Convidados da maior importadora e distribuidora de pet e avícolas do Peru visitaram empresas brasileiras. Ficaram impressionados com a qualidade da produção nacional, segundo Jose Edson França, gerente do Projeto da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), “o Peru tem potencial para chegar ao terceiro lugar no ranking das exportações brasileiras e o projeto da Apex-Brasil está estimulando esse resultado”.

Já os convidados da Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (APRO) participaram do evento FilmBrazil Experience, em São Paulo. Seis representantes de grandes produtoras internacionais conheceram de perto o potencial das produtoras brasileiras de propaganda, conteúdo, áudio e locadoras de equipamentos. Entre eles, estava Matt Miller, Presidente da Associação Independente de Produtores Comerciais dos Estados Unidos (AICP), que é a mais importante associação relacionada com produção publicitária no mundo e que define as principais demandas e padrões internacionais de produção, além das leis e diretrizes para filmagens de comerciais. “Estou convencido de que o Brasil tem a estrutura necessária para que os comerciais americanos sejam filmados por aqui. Todos querem ter o Cristo Redentor como pano de fundo em suas peças, principalmente agora, por causa da Copa do Mundo e da Olimpíada que acontecerão no Brasil”, afirmou Matt Miller.

Consultores e formadores de opinião

Além de promover negócios, o Projeto Carnaval da Apex-Brasil também estimula o desenvolvimento dos setores por meio da vinda de importantes consultores e formadores de opinião internacional. A inglesa Julia Harding, Master of Wine, e o norte-americano Theodore Michael Luongo, jornalista independente da revista Wine Enthusiast, uma das mais importantes dos Estados Unidos, percorreram um roteiro pela Serra Gaúcha para conhecer nove vinícolas brasileiras. Conforme Andrea Gentilini Milan, gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, “os produtores estão bastante empolgados em recebê-los e, especialmente, em ouvir as suas opiniões a respeito dos vinhos e espumantes que estão sendo elaborados no Brasil”. O Wines of Brasil é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e pela Apex-Brasil, com o objetivo de posicionar o vinho brasileiro no mercado internacional.

Na área de Biotecnologia, dois importantes consultores participaram de reuniões com empresas e representantes do governo. O francês Philippe Loesch participou do workshop de planejamento estratégico das empresas de biotecnologia na sede da Apex-Brasil. Participaram, também, representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Sebrae e da Apex-Brasil. Além de expor casos internacionais de fomento às empresas de biotecnologia, Philippe Loesch apresentou a visão da Europa e de outros países sobre a biotecnologia brasileira.

A Apex-Brasil deve iniciar o fechamento dos resultados das ações promovidas durante o Projeto Carnaval após a finalização das atividades programadas para os próximos dias. No ano passado, o Projeto resultou em US$ 50 milhões em negócios para empresas brasileiras de 21 setores. A estimativa da Apex-Brasil é superar o montante de negócios alcançado em 2010. “As expectativas sobre os resultados do Projeto Carnaval são extremamente positivas e certamente vão superar os valores do ano passado”, destaca Maurício Borges.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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