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11/03/2011
Com a suspensão de senhas do Carga Online, fila de caminhões cai para 14 quilômetros
 
De acordo com a Appa, medida paralisa a chegada de novos veículos e possibilita o escoamento dos grãos que estão no armazém. Forte chuva impede operações desde a madrugada desta sexta-feira

A suspensão da distribuição de senhas do sistema Carga Online, que programa a chegada de caminhões no porto, fez com que a fila de veículos que esperam para descarregar no Porto de Paranaguá ficasse com 14 quilômetros de extensão, no sentido Curitiba-Paranaguá da BR-277, por volta das 10 horas desta sexta-feira (11). Os veículos chegavam até o km 17, segundo informações da Ecovia, concessionária de pedágio que administra a via.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com a paralisação da chegada de novos veículos, é possível escoar os grãos que já estão nos armazéns do porto. A suspensão na emissão de senhas foi feita na quinta-feira (10), para evitar o aumento na fila de caminhões. Dessa forma, apenas os veículos que já foram cadastrados e estão regularizados no sistema podem fazer a descarga. A medida tem caráter emergencial, é temporária e deve ser mantida até que as chuvas cessem na região.

Chuva

As operações de carga e descarga no porto estão suspensas, em razão da forte chuva que cai na região. Desde a madrugada até as 10 horas desta sexta (11), não foi possível descarregar nenhum caminhão. As operações serão retomadas quando o tempo estiver seco.

Segundo a assessoria de imprensa da Appa, uma das razões para a formação da fila é que muitos caminhões já havia se dirigido ao porto mesmo sem o cadastro do sistema carga Online. O órgão afirma que não é possível fazer um controle dos caminhões que estão na fila para verificarem se todos estão cadastrados e a verificação só ocorre quando o caminhão chega ao pátio.

Caso não haja o cadastro, o motorista deve deixar o local e aguardar que a empresa regularize a situação cadastral para que o porto possa receber a carga. Esses veículos irregulares acabam prejudicando outros motoristas, porque tomam espaço na fila.

O sistema de senhas do Carga Online é automatizado e vai liberando senhas na medida em que há abertura de espaço no pátio e nos armazéns. Dessa forma, mesmo com a suspensão na emissão de novas senhas, não há a possibilidade de navios esperarem no local por não haver carga. O tempo médio de espera para descarga do caminhão que já está no pátio do porto é de, no máximo, 24 horas.

Com o atraso no carregamento dos navios atracados a chegada dos navios que esperam autorização para atracar no porto também é atrasada. Segundo informações da Appa, na quarta-feira havia 16 navios esperando para serem carregados com a safra de grãos. De acordo com o analista Maurício Silva Xavier, sócio da Gransol, operadora portuária, um navio que em dias normais demoraria cerca de um dia para ser carregado fica atracado no porto aguardando para ser carregado por até seis dias.

Problema recorrente

Na última sexta-feira (4), a fila havia acabado e os caminhões eram atendidos diretamente no pátio do Porto. Na segunda-feira (7), os caminhoneiros voltaram a esperar no acostamento da rodovia

Segundo a Appa, a fila ocorreu por quatro razões principais: a chuva, pois os grãos não podem ser armazenados com o tempo úmido, o que faria com que a safra estragasse com facilidade; o cadastramento online prévio dos caminhões, que prevê a data que a carga deve ser enviada ao porto; o aumento da produtividade de grãos este ano no Paraná gerando um crescimento de 60% em granéis como soja, farelo de soja, milho, açúcar e trigo; e a movimentação nos portos do Paraná, que aumentou cerca de 28%, o que também seria um motivo para a formação da fila de caminhões na rodovia.

Fonte: Gazeta do Povo
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