Notícias
11/03/2011
Federação do Paraná inscreve para missão empresarial à Feira de Cantão
 
Curitiba – A missão empresarial à Feira de Cantão, principal salão comercial e industrial da China, organizada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), encerra as inscrições nesta sexta-feira, 11 de março.

Após essa data, as inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas e podem sofrer alterações nos valores dos pacotes de viagem. A missão visitará a primeira fase da 109ª edição do evento, entre os dias 15 e 19 de abril. Durante a viagem, os empresários contarão com acompanhamento de técnicos do CIN especializados em comércio exterior e de um consultor com ampla experiência no mercado asiático.

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Paraná. No ano passado, as exportações de empresas paranaenses para o país asiático totalizaram US$ 2,27 bilhões, enquanto as importações atingiram a marca de US$ 2,12 bilhões.

Para a coordenadora do CIN, Janet Pacheco, conhecer de perto a realidade da China é fundamental para que os empresários enfrentarem a concorrência dos produtos chineses e prospectarem novas possibilidades de negócios. “Ao mesmo tempo em que a China é vista como uma ameaça por alguns setores, ela também tem um grande mercado com excelentes oportunidades de negócios para as empresas brasileiras”, afirmou.

A Feira de Cantão, cujo nome oficial é Feira de Importações e Exportações da China, pode ser uma porta de entrada para empresas brasileiras. Realizada duas vezes por ano na cidade de Guangzhou, o evento reúne uma mostra da produção industrial chinesa. O salão tem a participação de 210 países com 15 mil expositores e 32 mil estandes. Na primeira fase da feira, que ocorre durante a realização da missão empresarial do CIN, serão expostos produtos dos setores de máquinas e equipamentos (têxteis, alimentos, embalagem, fundição e farmacêuticas, entre outras); bike, motos e peças para veículos; produtos químicos, hardware, ferramentas e utensílios, veículos, maquinaria para construções, produtos elétricos e eletrônicos, computadores e equipamentos de comunicação, lâmpadas e iluminação, materiais de construção e decoração e equipamentos sanitários.

ACOMPANHAMENTO TÉCNICO – Durante a missão, os participantes contarão com o acompanhamento de técnicos do CIN e do consultor Elias Antunes, que morou por 12 anos na Ásia e viajou mais de 80 vezes a China. Para Antunes, o apoio disponibilizado pelo CIN é fundamental para que os empresários tirem o máximo proveito da visita.

“Há um grande diferencial qualitativo nas missões organizadas pela FIEP. Fazemos levantamento dos interesses das empresas participantes, reuniões preparatórias e visitas guiadas à feira. Poucas entidades no Brasil fazem esse tipo de investimento de acompanhamento técnico em uma missão empresarial”, disse.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria
Voltar - Início