Notícias
11/03/2011
Exportações de petróleo líbio caem abaixo dos 500.000 barris/dia
 
Paris - As exportações líbias de petróleo caíram "brutalmente" na semana passada "muito abaixo" dos 500 mil barris diários, frente aos 1,2 milhão de antes da crise, anunciou nesta quinta-feira (10/3) a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu site.

"As infraestruturas petroleiras parecem ter sido danificadas pelos bombardeios nos arredores de As Sidra e Ras Lanuf nos últimos dias, anunciando uma escalada preocupante do ponto de vista do setor petroleiro", indica a agência que representa os interesses dos países industrializados.
"O impacto dos acontecimentos na Líbia foram minimizados pelos trabalhos de manutenção das refinarias, e os refinadores europeus, que são os principais compradores de petróleo bruto líbio, indicaram que estão bem abastecidos até o momento", prossegue a AIE.

A agência, que administra importantes estoques petroleiros de seus Estados-membros, está "pronta para atuar caso a interrupção do abastecimento seja grave e continuada" e que não há outra forma de recorrer a outros produtores.
A Líbia produz normalmente 1,69 milhão de barris de petróleo diários, dos quais exporta 1,2 milhão, sendo 85% para a Europa.

Fonte: Correio Braziliense
Voltar - Início