Notícias
09/03/2011
Curso pós-médio vai formar técnicos em portos em Paranaguá
 
O Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, de Paranaguá, está ofertando um curso técnico em portos em caráter pós-médio. A iniciativa surgiu mediante a necessidade de formação de mão-de-obra especializada para o setor portuário, que movimenta mais de 70% da economia parnanguara.

A aula inaugural do curso foi ministrada na noite desta quinta-feira (03), pelo superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, na sede da Appa. “A área portuária precisa sempre de mão-de-obra especializada. É ótimo que os jovens da cidade estejam se preparando para suprir esta necessidade”, afirmou.

A primeira turma do curso profissionalizante pós-médio, que tem a duração de um ano e meio, conheceu a situação atual dos portos paranaenses e os projetos de ampliação e modernização da Appa. O superintendente respondeu ainda a diversas perguntas feitas pelos alunos.

De acordo com a diretora do Colégio, Rozeula Menezes de Oliveira Voi, a procura pelo curso foi grande. “Tivemos mais de 670 inscritos para 45 vagas. Isso demonstra a preocupação dos alunos em se especializar, para conseguir melhores empregos neste setor que praticamente domina a economia da nossa cidade”, disse.

A chefe do Núcleo Regional de Educação em Paranaguá, Selma Camargo Meira, acompanhou a aula inaugural e disse que o curso será uma grande oportunidade para os alunos. “O curso será um trampolim, uma forma que os alunos tem de conquistar mais uma escala na carreira profissional, já que alguns atuam no setor”, disse.

Contratação – Ao final da aula, o superintendente anunciou que os quatro melhores alunos do primeiro semestre do curso serão chamados para um estágio remunerado na Appa. “E o primeiro colocado geral do curso será contratado para atuar na administração portuária. Esta é uma forma de incentivo da Appa para que os estudantes se esforcem durante o curso”, disse.

A partir de 2012, além do curso pós-médio, o Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga também vai ofertar o curso técnico em portos integrado ao ensino médio, com duração de quatro anos. A grade do curso conta com aulas de administração portuária, espanhol e inglês técnico, segurança e higiene no trabalho, gestão ambiental, transporte marítimo, entre outras disciplinas.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início