Notícias
04/03/2011
China faz minério cair
 
Os preços do minério de ferro caíram ontem, com compradores na China ainda retraídos em meio a incertezas sobre a demanda do aço nos próximos meses. A consultoria chinesa Mysteel disse que carregamentos de 63,5% dos finos de minério estavam sendo cotados a US$ 186 por tonelada, incluindo frete, ante US$ 188 na terça-feira. Segundo corretores de Hong Kong, não houve nenhuma oferta no mercado desde terça-feira.

Compradores chineses também estavam paralisados em virtude da decisão da Índia, terceiro maior exportador de minério do mundo, de quadruplicar os impostos sob exportação dos finos em 20%. O anúncio ampliou a incerteza geral do mercado. O mercado também foi alarmado na terça-feira pelo grande aumento este mês de 25% nos estoques de produtos de aço em fevereiro, conforme dados da Associação de Ferro e Aço da China.

Com margens também pressionadas em razão do aumento dos preços do coque de carvão, siderúrgicas chinesas estão também em espera, aguardando novos sinais de demanda e de correção nos preços do minério. Segundo analistas, fundamentos deviam ter baixado os preços nos últimos três meses, mas os aumentos excessivos recentes foram estimulados por especulações de uma trading. A tendência, acreditam, é de uma desacelaração na produção de aço.

Fonte: Correio Braziliense
Voltar - Início